De prisão da PIDE a Museu Militar do Porto. Prisão foi desmantelada um dia depois da Revolução dos Cravos

De prisão da PIDE a Museu Militar do Porto. Prisão foi desmantelada um dia depois da Revolução dos Cravos
António Amorim (em
| Porto
Porto Canal

Até 1974 o emblemático edifício da Rua do Heroísmo, no Porto, servia como prisão da PIDE na altura do Estado Novo. Mas no dia 26 de abril de 1974, um dia depois da Revolução dos Cravos, todos que ali estavam foram libertados.

Agora, 49 anos depois, nada reflete aquilo que realmente se passou dentro daquelas paredes que fazem agora parte do Museu Militar do Porto.

Ainda assim, ninguém quer que a História seja esquecida e, por isso mesmo, existem atualmente visitas guiadas ao espaço que acabam por elucidar todos os visitantes sobre o que realmente se passava antes do dia 25 de abril de 1974.

Ao Porto Canal, Alexandra Anjos, do Museu Militar do Porto, explica que o edifício só foi ocupado no dia seguinte à Revolução com o objetivo de evitar que as instalações fossem destruídas, assim como toda a documentação presente no local.

No dia 26 de abril de 1974, centenas de pessoas reuniram-se em frente à sede da PIDE para acompanhar a libertação dos presos políticos. As fotografias de António Amorim mostram esse cenário, num dia em que até a comunicação social pode entrar no edifício para analisar os documentos da polícia política.

+ notícias: Porto

Porto avança com ciclovia entre Asprela e Campanhã após projeto intermunicipal falhar

Após o projeto de ciclovia intermunicipal entre Porto e Gondomar cair por terra, o município do Porto pretende avançar com a sua parte do traçado. A via ciclável, que inicialmente ligaria o Pólo da Asprela a Baguim do Monte, deverá ser adaptada para ligar o Pólo da Asprela a Campanhã, ao longo da Rua de Currais. O projeto já foi encomendado pela GO Porto.

Câmara do Porto discute avançar com regulamento do Alojamento Local

O executivo da Câmara do Porto discute segunda-feira colocar em vigor o Regulamento para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local até à entrada de um novo regulamento que o substitua.

Vladimiro Feliz renuncia ao mandato enquanto vereador do PSD na Câmara do Porto

O vereador do PSD da Câmara Municipal do Porto Vladimiro Feliz renunciou ao mandato, depois de em dezembro de 2023 ter pedido a suspensão pelo período de um ano, por impossibilidade de conciliar o cargo na vereação com a sua atividade profissional.