Lula da Silva viaja até Matosinhos para marcar presença no Fórum Empresarial Portugal-Brasil

| Porto
Porto Canal/Agência

O Presidente do Brasil chegou esta segunda-feira cerca das 10h a Matosinhos, no distrito do Porto, onde foi recebido pelo primeiro-ministro português para participar no Fórum Empresarial Portugal-Brasil, iniciativa que marca o arranque do terceiro dia de visita oficial.

No fórum, onde vão ser assinados instrumentos bilaterais, participam mais de uma centena de empresários portugueses e brasileiros com o objetivo de expandir o comércio em áreas como a energia, mobilidade, tecnologia, inovação e saúde.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, foi o primeiro a chegar ao Centro de Engenharia e de Desenvolvimento de Produto e Serviço (CEiiA), em Matosinhos, a quem, pouco depois, se juntou o primeiro-ministro português, António Costa.

Lula da Silva cumpre esta segunda-feira o terceiro dia de visita oficial, apesar de este ser o quarto dia em Portugal, dado que no domingo não teve agenda.

Ao centro tecnológico, o chefe de Estado brasileiro chegou pelas 9h57, tendo sido recebido por António Costa para, antes de discursar no fórum, visitar o CEiiA.

No fórum está prevista a assinatura de um memorando entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) com o objetivo de fortalecer as relações económicas e empresariais das duas entidades.

Aumentar e diversificar o comércio bilateral são alguns dos objetivos deste memorando, bem como o apoio às pequenas e médias empresas (PME) e 'startup' com elevado potencial de crescimento e base tecnológica.

No fórum está ainda prevista a assinatura de um protocolo entre a IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e a Federação Portuguesa da Câmara do Comércio do Brasil.

De Matosinhos, o Presidente do Brasil segue para Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, para visitar a EMbraer-OGMA, no Parque Aeronáutico de Alverca.

Daí, parte para Sintra, no distrito de Lisboa, onde será recebido pelo Presidente da República Português, Marcelo Rebelo de Sousa, para participar na cerimónia de entrega do Prémio Camões a Chico Buarque de Holanda, quatro anos depois do artista brasileiro ter sido distinguido.

A cerimónia, que está marcada para as 16h, no Palácio Nacional de Queluz, no concelho de Sintra, está integrada na visita oficial a Portugal de Lula da Silva, que começou na sexta-feira e decorre até terça-feira, e será presidida pelos chefes de Estado do Brasil e de Portugal.

+ notícias: Porto

Procissão condiciona trânsito na Baixa do Porto

O trânsito na baixa portuense estará condicionado na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, no âmbito da procissão "Porto Cidade da Virgem", presidida pelo Bispo do Porto, D.Manuel Linda, a partir das 21h30, informa a Câmara Municipal no seu site oficial de notícias.

"Ao mesmo tempo que nós queremos imigrantes, não somos capazes de os acolher", aponta Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto considerou esta sexta-feira que o funcionamento da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) “atinge foros de escândalo” e que aquela entidade “não está a cumprir a sua missão”.

Bar na Foz do Douro consumido pelas chamas

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou ao final da manhã desta sexta-feira num bar na Foz do Douro. Para o local foram mobilizados 22 operacionais e sete veículos dos Bombeiros Sapadores do Porto para combater as chamas.