“Stalking”. Um crime que não parou de aumentar nos últimos anos

“Stalking”. Um crime que não parou de aumentar nos últimos anos
| País
Porto Canal

O “stalking” é um crime que tem continuado a aumentar nos últimos sete anos. Trata-se de um crime de perseguição de pessoas que são constantemente intimidadas e que vêm a sua vida pessoal a ser violada.

Este crime é punido em Portugal com uma pena de prisão até três anos, mas pode também ser punido apenas com uma multa, desde 2015.

De acordo com o Jornal de Notícias, o número de investigações abertas pelo Ministério Público tem aumentado de ano para ano.

Segundo o mesmo jornal, em 2016, o Ministério Público abriu 482 inquéritos e instaurou 658 em 2017. Em 2020 o número centrava-se já nos 907 e em 2021 nos 1011.

De acordo com os dados da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, em 2017 ainda ninguém tinha sido condenado a pena de prisão por este crime, mas, a partir de 2018, o número de reclusos nunca mais parou de aumentar.

Já a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima revela ao JN que, em 2022, atendeu 261 vítimas.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.