António Costa elogia Baião por “aposta em novas atividades” para o território

António Costa elogia Baião por “aposta em novas atividades” para o território
| Norte
Porto Canal / Agências

O primeiro-ministro, António Costa, inaugurou esta sexta-feira as obras do Mosteiro de Ancede, em Baião, onde elogiou a autarquia local por apostar em “novas atividades”, como o turismo de natureza e o património cultural, “para sustentar o território”.

“É absolutamente fundamental que um território [como Baião], que assentou num conjunto de atividades [no passado], hoje tenha de encontrar novas atividades para sustentar esse próprio território”, disse o chefe do Governo, indicando que aquele concelho do interior do distrito do Porto “tem feito isso de forma virtuosa, reconhecendo que, tudo o que é bom para o planeta é verdadeiramente bom para o Homem e para a economia”.

António Costa discursava na cerimónia de inauguração das obras de reabilitação do mosteiro, projetadas por Siza Vieira e orçadas em cerca de cinco milhões de euros, onde foi criado um centro cultural.

Antes, o presidente da Câmara, Paulo Pereira, tinha assinalado a importância do momento, por se tratar de um monumento relevante no contexto da Rota do Românico, além de observar ao primeiro-ministro a aposta de desenvolvimento do seu município assente no turismo de natureza, sustentação ambiental e preservação do património material e imaterial.

António Costa insistiu na importância de os territórios terem de “mudar para acompanhar a mudança do mundo”, “fixando e atraindo populações”.

“Temos de valorizar essa sustentabilidade e é muito importante que o façamos preservando tudo aquilo que a história nos legou”, disse, lembrando, como exemplo, a ligação de Eça de Queiroz a Baião, onde está sedeada uma fundação dedicada ao escritor, na Casa de Tormes.

Falando para uma plateia onde se encontravam vários presidentes de câmara do Tâmega e Sousa, o líder do Governo também comentou o facto de o restauro do museu ter demorado 38 anos, como antes recordara o presidente da câmara.

“Só quem gosta mesmo de ser político é que pode bem compreender e acreditar que, mesmo 38 anos depois, é possível concluir o que se sonhou 38 anos antes”, disse António Costa, dirigindo-se ao autarca local, que estava acompanhado do seu antecessor na presidência do município, José Luís Carneiro, atual ministro da Administração Interna.

A terminar, o chefe do Governo felicitou Baião pelo “potencial” que apresenta o novo centro cultural instalado no mosteiro, que hoje visitou, assistindo a vários momentos artísticos.

“Este centro cultural, que permitiu a recuperação deste património com mais de nove séculos, é, obviamente, uma das grandes marcas do românico e de uma das grandes marcas do nosso património cultural”, concluiu.

+ notícias: Norte

Dois esfaqueamentos mancham Noite Branca de Gondomar

Duas pessoas ficaram feridas, na madrugada deste domingo, após serem esfaqueadas, em dois incidentes distintos, na Noite Branca de Gondomar. 

Carro consumido pelas chamas na A25 em Aveiro

Um carro foi totalmente consumido pelas chamas, este domingo, enquanto circulava na A25, em Aveiro. Apesar do aparato do incidente, não há registo de feridos.

Vindimas arrancam no Dão com previsões de quebra superior a 20%

As vindimas já arrancaram no Dão e as expectativas são de que as uvas colhidas resultarão num vinho de grande qualidade, mas as quebras na produção poderão ser superiores a 20%, avisou o presidente da Comissão Vitivinícola Regional.