Perto de um milhar de professores cortam a principal avenida de Viana do Castelo

Perto de um milhar de professores cortam a principal avenida de Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal/Agências

Perto de um milhar de professores em protesto cortaram esta quinta-feira o trânsito durante uma hora a principal avenida de Viana do Castelo numa manifestação pela escola pública.

O protesto, convocado pela plataforma de nove sindicatos que inclui a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE), começou a partir das 15h no largo da estação de comboios da capital do Alto Minho.

Às 16h, os docentes de escolas dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo iniciaram um desfile pela Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, onde o trânsito parou durante uma hora.

O desfile terminou na Praça da Liberdade onde, às 17h45, os professores decidiram sentar-se no chão para cumprir um momento de silêncio de seis minutos, seis segundos e 23 centésimos, o tempo que, dizem, simboliza os anos de serviço que não foram pagos.

A greve de professores por distrito chegou esta quinta-feira a Viana do Castelo, com dezenas de professores a apelarem para que o Governo os escute e a pedirem “socorro” ao Presidente da República.

“O senhor Presidente da República tem, neste momento, a chave para parte dos problemas que estão a assolar a educação. Tem um diploma que, se vetar, pode tirar um pouco do pântano em que estamos mergulhamos. Se o diploma fosse, eventualmente, aprovado teríamos entre 20 e 30 mil professores desterrados”, afirmou Paulo Cunha um dos docentes que se concentraram em protesto junto à escola EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires.

+ notícias: Norte

Associação de Informática do Centro em Coimbra pode ser transformada em empresa intermunicipal

A direção da Associação de Informática da Região Centro (AIRC) deverá apresentar uma proposta no primeiro semestre de 2025 para transformação em empresa intermunicipal para poder ser competitiva na atração de trabalhadores especializados, afirmou o seu presidente.

Nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres operacional nos próximos dias

A Pinker, nova plataforma TVDE que irá ficar operacional nos próximos dias, pretende dar segurança às mulheres quando pedem um veículo, que será conduzido exclusivamente por mulheres, disse à Lusa a fundadora do projeto Mónica Faneco.

PSD de Matosinhos apresenta nova queixa à PSP por destruição de outdoors

A Comissão política do PSD de Matosinhos, apresentou, esta segunda-feira, mais uma queixa contra desconhecidos pela vandalização e corte de lonas expostas em outdoors, de acordo com o comunicado às redações.