Associação de Directores alerta para possíveis complicações por causa das férias

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 jul (Lusa) -- O presidente da Associação Nacional dos Diretores Escolares (ANDE), Manuel Pereira, alertou hoje para as possíveis complicações nas convocatórias para vigilância da prova de avaliação dos professores contratados, agendada para terça-feira, devido ao período de férias.

"Tentaremos chamar apenas aqueles que ainda estão ao serviço, mas pode acontecer ser necessário interromper as férias dos professores", admitiu, em declarações à Lusa.

O dirigente associativo sublinhou que o papel dos diretores é, neste momento, "complicado", porque têm de "garantir os direitos das duas partes", ou seja, que os professores contratados que assim o desejem possam fazer a prova sem perturbações, e que os professores efetivos possam participar nas reuniões sindicais convocadas para a manhã de terça-feira.

O representante dos diretores criticou o prazo de três dias úteis dado pelo ministério às escolas para se organizarem e convocarem os professores para vigiar as provas, classificando a atitude da tutela como "pouco transparente" e "um desrespeito pelo trabalho das escolas", que "demonstra falta de consideração".

"Independentemente da opinião que se possa ter sobre a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades em si, os diretores tudo farão para que a prova corra com normalidade", garantiu Manuel Pereira.

Já o presidente da Associação Nacional de Professores Contratados, César Paulo, adiantou, por seu lado, que está em "stand by" para ver como as coisas vão correr na terça-feira, sublinhando que se trata de uma situação pontual, em que cada professor irá tomar a sua própria decisão.

"Trata-se de situações pontuais, porque cada professor toma a sua própria decisão. É uma situação anómala o cerco ou boicote à prova", explicou César Paulo, considerando que a marcação da prova tão 'em cima da hora' é um "desrespeito" para com os professores contratados.

"No dia em que foi anunciada a realização da prova pelo Ministério da Educação ficámos incrédulos, por muitas razões, mas sobretudo pelo desrespeito", disse César Paulo.

"É importante realçar também que o MEC é o único que acredita que a prova serve para alguma coisa, mas descredibilizou-a ao marcá-la com 72 horas de antecedência, e também ao retirar a componente científica, deixando somente a componente comum", explicou.

Questionada pela Lusa, fonte oficial do ministério sublinhou que "a prova é um requisito obrigatório para todos os concursos de seleção e recrutamento de professores", como define a legislação em vigor, e que se trata também de "um direito dos que se encontram nessa situação", que deve ser garantido.

O movimento de professores 'Boicote&Cerco' está a organizar reuniões de docentes em vários espaços comerciais ou frente a escolas, em 15 cidades, para preparar os protestos de terça-feira.

"As movimentações nas redes sociais estão ao rubro. Prevê-se uma adesão muito grande", disse à Lusa o professor Francisco Rodrigues, do movimento 'Boicote&Cerco'.

As reuniões de docentes decorreram em Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Coimbra, Barreiro, Évora, Guarda, Faro e Guimarães no domingo e em Almada, Lisboa e Beja realizam-se hoje ao final da tarde.

O movimento admitiu na sexta-feira voltar a invadir escolas para impedir a realização da nova chamada da prova de avaliação de docentes e apelou aos professores vigilantes para boicotarem o exame.

IMA/RCP // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.