Governo: Anacoreta acusa Portas de "irresponsabilidade" e quer CDS-PP a pronunciar-se no Congresso

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 jul (Lusa) - O líder da tendência Alternativa e Responsabilidade (AR) do CDS-PP, Filipe Anacoreta, acusou hoje Paulo Portas de irresponsabilidade, e apelou a que "o partido não caia com o seu líder" e ponha o país em primeiro lugar.

Filipe Anacoreta, primeiro subscritor de uma moção de estratégia global ao XXV Congresso do CDS-PP, marcado para sábado e domingo na Póvoa de Varzim, não coloca a hipótese de a reunião magna ser adiada, considerando que é uma oportunidade para que se assumam "responsabilidades" no partido, desafiando concretamente Pires de Lima e Nuno Melo.

"Esta decisão do doutor Paulo Portas é uma decisão irrefletida, incoerente e totalmente irresponsável", afirmou Filipe Anacoreta, que não excluiu candidatar-se à liderança do CDS-PP.

Para o líder do AR, a decisão de Portas de se demitir do Governo "contradiz" o que o presidente dos centristas defendeu na sua moção ao Congresso e "atira o país para uma crise de enorme gravidade", que "põe em causa provavelmente os sacrifícios dos portugueses ao longo destes anos".

"O primeiro apelo que considero que é essencial fazer é um apelo de segurar o partido para que o partido não caia com o seu líder. Há que fazer um apelo aos governantes, aos dirigentes, aos principais responsáveis, para que não se precipitem, deem a voz ao partido", declarou.

"Nós temos, por coincidência ou não, um congresso marcado para daqui a três dias, é a reunião magna, e no meu entender é a altura adequada para o partido se pronunciar e para tentar não seguir nesta precipitação para que o líder nos conduziu", sublinhou.

Questionado sobre se defende que o partido continue a apoiar o Governo sem Paulo Portas, Filipe Anacoreta respondeu: "Acho que nós temos que fazer todo o esforço para pôr o país acima do partido e as circunstâncias pessoais de cada um subordinadas ao interesse do partido e ao interesse do país. Foi assim que o doutor Paulo Portas sempre afirmou que faria e é isso que nesta altura nós temos também que fazer".

"Encaro como muito desejável que este congresso seja uma oportunidade para todos no CDS assumirem a sua responsabilidade e refiro-me em concreto ao doutor António Pires de Lima, ao doutor Nuno Melo, ambos primeiros subscritores de uma moção", desafiou.

Filipe Anacoreta admite a sua própria candidatura à liderança do CDS-PP, mas ainda não a assume como certa, embora diga explicitamente que os subscritores da sua moção vão "a jogo", como "uma voz de futuro", e que "é altura de trabalhar na sucessão do doutor Paulo Portas".

"Num momento em que há uma grande crise e há uma grande divisão no país, nós temos condições para assegurar a lealdade institucional. Num momento em que há um excesso de mediatismo, um excesso de preocupação em vender ilusões aos portugueses, nós estamos disponíveis para falar a partir do concreto e encontrar soluções reais para os problemas das pessoas", afirmou.

"Em relação à candidatura, não é a única questão nem nos parece que seja a essencial no congresso. É o congresso que determinará essa possibilidade, nós não afastamos essa possibilidade", disse.

O primeiro-ministro, Passos Coelho, fez uma declaração ao país na terça-feira à noite após a demissão de Paulo Portas de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, que é também líder do CDS-PP, parceiro de coligação do PSD no Governo.

Pedro Passos Coelho frisou que não se demitiria do cargo de primeiro-ministro, manifestou-se surpreendido com o pedido de demissão do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, e adiantou que iria procurar com o CDS-PP garantir as condições de estabilidade do executivo.

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.