Tribunal Judicial arquiva processo da Recivalongo contra José Manuel Ribeiro

Tribunal Judicial arquiva processo da Recivalongo contra José Manuel Ribeiro
| Norte
Porto Canal

O Tribunal Judicial do Porto arquivou o processo que a Recivalongo moveu contra o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, pelo crime de “ofensa” a pessoa coletiva.

Em causa está o aterro de Sobrado, gerido pela Recivalongo, que desde 2019 tem sido fortemente contestado pela população, a associação ambientalista Jornada Principal e junta de freguesia, num longo processo a que o autarca se associou, através de manifestações públicas, entrevistas e pedidos de encerramento daquele equipamento.

De acordo com o despacho do Tribunal “transparece” que os visados (contra o aterro) “apenas expressaram as suas opiniões, o que não está de modo algum proibido a qualquer cidadão e muito menos a quem exerce funções políticas e pretende defender o interesse público e/ou a comunidade em que se encontra inserido”.

É ainda possível ler que “os textos elaborados e publicados, as expressões proferidas em público, os comentários, as entrevistas concedidas aos órgãos de comunicação social foram-no no exercício do direito de livre expressão, visando apenas a defesa dos seus pontos de vista e daquilo que é de manifesto interesse público, não sendo, por isso, e nestas circunstâncias e por si só, idóneos de causar dano na honra, consideração e prestígio da assistente”.

Neste sentido, o tribunal considera que a atuação de José Manuel Ribeiro foi “legítima, representando a vontade da população que o elegeu de que o aterro existente em Sobrado não é benéfico para a saúde dos seus habitantes nem para o meio ambiente. As declarações por si proferidas na comunicação social, designadamente, em entrevistas, assentam na sua liberdade de expressão”.

Recorde-se que, em 2020, a Recivalongo referiu ter avançado com cinco processos-crime, pedindo a perda de mandato, por abuso de poder político, difamação e incumprimentos do Plano Diretor Municipal, de José Manuel Ribeiro e restante executivo.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Despiste de carro em Ponte de Lima deixa vítima encarcerada

Uma vítima sofreu ferimentos e encontra-se encarcerada, na sequência de um despiste seguido de capotamento, que ocorreu ao início da tarde desta segunda-feira na fregusian de Friastelas, em Ponte de Lima, confirmou apurou o Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.