Ministério da Agricultura garante dragar porto da Póvoa de Varzim

Ministério da Agricultura garante dragar porto da Póvoa de Varzim
| Norte
Porto Canal

O ministério da Agricultura e Alimentação promete dragar 60 mil m3 de areia do porto de pesca da Póvoa de Varzim ainda este mês, salvo se as condições marítimas não o permitirem.

Perto do posto de abastecimento das embarcações, pode ver-se um grande manto de areia que impedindo o acesso a uma das bombas, dificulta o trabalho de centenas de pescadores.

Além disso, o assoreamento no porto poveiro deixa os profissionais em risco todos os dias, uma vez que são obrigados a usar uma “gincana” para fugir ao banco de areia com mais de três metros de altura e 30 de diâmetro, avança o JN.

A Apropesca, Organização de Produtores da Pesca Artesanal, denunciou a situação e contou com o apoio da Câmara Municipal.

A Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) justificou-se em relação à falta de dragagem, dizendo que o orçamento sofreu um corte de 4 milhões de euros. Este abalo põe em causa a execução do contrato assinado em 2021, que prometia dragagens de manutenção para os portos do Norte.

O Ministério desmente a DGRM e garante que a dragagem na Póvoa vai ser executada.

 

+ notícias: Norte

Oliveira de Azeméis diz que Metro do Porto deve focar-se em chegar a "todas as regiões" da AMP

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que integra a Área Metropolitana do Porto (AMP), defendeu esta terça-feira que, independentemente da sua estrutura acionista, a empresa Metro do Porto deve focar-se em chegar ao sul do território.

Motociclista em estado grave após queda por ribanceira em Paredes

Um motociclista ficou em estado grave depois de uma colisão com um carro em Baltar, avançou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto ao Porto Canal.

Atualização. Morreu motociclista envolvido em acidente em Paredes

O motociclista que tinha ficado em estado grave após a colisão com um carro acabou por morrer.