Freguesia de Ribeirão em Famalicão com eleições intercalares a 11 de junho

Freguesia de Ribeirão em Famalicão com eleições intercalares a 11 de junho
Mapio.net
| Norte
Porto Canal / Agências

As eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Ribeirão, em Vila Nova de Famalicão, foram marcadas para 11 de junho, segundo despacho esta sexta-feira publicado em Diário da República.

O despacho é assinado pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Soares Miguel.

As eleições naquela freguesia do distrito de Braga decorrem da renúncia a mandato de todos os eleitos da lista vencedora, liderada por Leonel Rocha (coligação PSD/CDS-PP).

Aquando da renúncia, o presidente da Junta de Ribeirão, Leonel Rocha, adiantou que o chumbo do orçamento para 2023 em Assembleia de Freguesia foi a “gota de água que fez transbordar o copo”.

A maioria e a oposição desentenderam-se por causa da alegada duplicação de uma verba para a instalação de um elevador na sede da Junta.

Leonel Rocha assumiu o lapso e manifestou intenção de o corrigir, mas a oposição chumbou contra o orçamento e a maioria demitiu-se.

Em resultado das eleições de 2021, a Junta de Ribeirão ficou composta por três elementos da coligação PSD/CDS-PP e dois de um movimento independente.

Os cinco governaram a freguesia ao abrigo de um acordo pós-eleitoral.

Já a Assembleia de Freguesia é composta por seis eleitos da coligação PSD/CDS-PP, cinco de um movimento independente e dois do PS.

O orçamento para 2023 foi aprovado por unanimidade na Junta, mas acabou por não passar na assembleia, fruto dos votos contra dos cinco independentes e de um eleito do PS (o outro não esteve presente).

Leonel Rocha já anunciou a sua recandidatura, assim como Paula Cristina Santos, candidata pelo Movimento Juntos por Ribeirão.

Anunciadas estão também as candidaturas de Pedro Ruben Gomes (PS), Miguel Cruz (Chega) e Sara Silva (CDU).

+ notícias: Norte

“Fazemos massa e arroz no micro-ondas”. Os testemunhos de quem vive numa residência da UTAD

O ano-letivo pode já estar perto do fim, mas há problemas que persistem e que vão mesmo transitar para o seguinte. A falta de alojamento acessível é um dos principais tormentos de milhares de estudantes de todo o país. Em Vila Real, nem a degradação estrutural das duas residências universitárias da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) deixaram os quartos vazios.

Incêndio em cozinha de apartamento faz um ferido em Amares

Uma pessoa encontra-se a ser assistida por inalação de fumo, na sequência de um incêndio que deflagrou, ao início da manhã desta terça-feira, na cozinha de um apartamento no quinto andar de um prédio habitacional na freguesia de Amares, em Braga, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Câmara de Barcelos aprova compra de terreno para novo hospital

A Câmara de Barcelos, no distrito de Braga, aprovou a aquisição, por quatro milhões de euros, dos terrenos para a construção do novo hospital da cidade, foi esta terça-feira anunciado.