Porto vai ter uma nova avenida a ligar a Praça do Império à Avenida da Boavista

| Porto
Ana Francisca Gomes

A Avenida Nun’ Álvares Pereira terá cerca de 1,5 quilómetros e vai ligar a Praça do Império à Avenida da Boavista, no Porto. Começará a ser contruída em 2024, e o custo da obra será de 30 milhões de euros, foi avançado esta terça-feira em reunião do executivo municipal.

À margem da reunião, em declarações aos jornalistas, Pedro Baganha esclareceu que este projeto – “uma velha ambição da cidade do Porto, que está previsto há décadas” – não consiste apenas na construção desta nova avenida para resolver problemas de mobilidade, mas prevê também a “urbanização de todo um território da cidade do Porto entre a Foz do Douro e Nevogilde”, no total de 26 hectares.

Segundo o vereador com o pelouro do Urbanismo e Espaço Público, a câmara teve a "anuência" de 15 dos 21 proprietários, que correspondem às parcelas de "maior dimensão" e que, no total, representam 90% da área a urbanizar.

“Temos agora o conforto necessário e suficiente para avançarmos com a delimitação de três áreas que hão de ser três loteamentos nos quais se contruirá a futura avenida, dois parques urbanos de proximidade, duas novas praças e um conjunto de arruamentos com extensão superior a quatro quilómetros e meio”, explicou.

A delimitação destas três unidades “permite que a construção da avenida seja faseada, mas que cada uma das fases seja autónoma”, esclareceu ainda.

No que diz respeito à avenida em si, está prevista a construção de quatro vias - duas para automóveis e duas para autocarros – e ainda a construção de duas ciclovias, e de passeios de "dimensão generosa".

Em relação a datas, o vereado estimou que, "na melhor das hipóteses", a construção da avenida arranca entre 2024 e 2025, estimando que, em setembro de 2024, os alvarás de construção possam ser emitidos.

 

Porto Canal

+ notícias: Porto

Moreira diz que município "nem sequer existia" num "mundo ideal "para os operadores de tuk-tuks 

O presidente da Câmara do Porto afirmou esta segunda-feira que os empresários dos 'tuk-tuks' têm “todo o direito” de estarem preocupados quanto às restrições de circulação em nove ruas do centro, mas defendeu que cabe ao executivo "regular a cidade".

PSD pede auditoria a contratos celebrados nos últimos seis meses pela Porto Digital

A vereação do PSD enviou esta segunda-feira um requerimento ao presidente da Câmara do Porto para que seja realizada uma auditoria aos contratos celebrados nos últimos seis meses pela Porto Digital, entidade presidida pelo vice-presidente.

Executivo do Porto rejeita voto de protesto da CDU às medidas do Governo para a VCI

O executivo da Câmara Municipal do Porto rejeitou, por maioria, o voto de protesto apresentado pela CDU às medidas do Governo para tentar reduzir o tráfego na Via de Cintura Interna (VCI).