Terceiro dia de buscas por norte-americano acaba sem resultado em Vila do Bispo

Terceiro dia de buscas por norte-americano acaba sem resultado em Vila do Bispo
| País
Porto Canal / Agências

O terceiro dia de buscas pelo cidadão norte-americano que desapareceu na sexta-feira, após mergulhar de uma arriba, em Vila do Bispo, chegou ao fim sem resultados, disse o capitão do porto de Lagos às 19h50.

Durante o dia, uma equipa de mergulhadores da Polícia Marítima tentou, por três vezes, procurar o jovem desaparecido, de 27 anos, junto à falésia, mas as condições do mar impediram sempre os submarinistas de fazerem uma verificação debaixo de água, contou o comandante Pedro da Palma à agência Lusa.

A mesma fonte precisou que foram também realizadas buscas por mar, com o Navio da Marinha Portuguesa (NRP) Sagitário e com uma embarcação da estação salva-vidas de Lagos, e por terra, com elementos da Polícia Marítima e dos Bombeiros de Vila do Bispo, nas praias do Zavial e do Barranco, em Vila do Bispo, no distrito de Faro, mas a vítima não foi localizada.

“Tentámos realizar três mergulhos, mas foram todos interrompidos por questões de segurança, porque o mar está ainda muito agitado”, justificou o capitão do porto de Lagos, frisando que, nos dois primeiros dias, as buscas contaram também com o apoio de um meio aéreo, que este domingo não integrou o dispositivo.

Pedro da Palma adiantou que, na segunda-feira, quando forem retomadas as buscas após o nascer do sol, “vai-se voltar a tentar realizar um mergulho”, porque “já foram feitas nos últimos três dias buscas por ar, por mar e por terra e o único plano que ainda não foi verificado é o subaquático”.

O capitão do porto de Lagos salientou que a rebentação do mar tem sido intensa na zona de falésia onde o jovem saltou para a água e “a vítima pode estar presa em alguma furna ou gruta” submersa.

“Só com mergulho se poderá verificar esta possibilidade, mas para isso é necessário ter condições de mar favoráveis”, observou, referindo que se pode também dar a hipótese de o mar a ter arrastado a vítima e mais tarde acabar por dar à costa.

As buscas tinham sido este domingo retomadas, pelo terceiro dia, cerca das 07h30, com um dispositivo composto por cerca de 30 operacionais, entre elementos da Marinha, da Polícia Marítima, do Instituto de Socorros a Náufragos, da Proteção Civil e dos Bombeiros de Vila do Bispo.

O alerta para o desaparecimento foi recebido cerca das 20h00 de sexta-feira pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro e ainda decorreram buscas durante parte da noite, até serem interrompidas por falta de condições de visibilidade no local, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) na sexta-feira à noite.

"O homem encontrava-se a caminhar, acompanhado por uma pessoa, junto de uma arriba entre a praia do Barranco e a praia da Ingrina, quando terá alegadamente mergulhado para o mar, tendo acabado por desaparecer", referiu então a AMN.

Após o incidente, o Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima prestou apoio à pessoa que acompanhava a vítima, salientou a AMN.

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Número de casos de tosse convulsa aumenta em Portugal

Um aumento significativo no número de casos de tosse convulsa tem sido observado em Portugal, com um aumento alarmante de 86% nos casos confirmados, especialmente entre as faixas etárias de crianças entre 10 e 13 anos, assim como em bebés com menos de um ano. Esta tendência preocupante tem levado a Direção-Geral da Saúde (DGS) a apelar à população para aderir à vacinação.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.