Mais de 1,6 milhões de pessoas estão sem médico de família

Mais de 1,6 milhões de pessoas estão sem médico de família
| País
Porto Canal

O número de utentes sem médico de família ultrapassou os 1,6 milhões em março deste ano. Segundo os dados do Portal da Transparência do Serviço Nacional de Saúde cerca de 1,1 milhões residem na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Segundo noticia o ‘Jornal Público’, nesta região e sobretudo no Algarve e Alentejo são as regiões do país onde este problema é mais grave atingindo, em março, cerca de 29% dos inscritos em Lisboa e Vale do Tejo, 21% no Algarve e 15,7% no Alentejo. Na região Centro cerca de 11,6% dos inscritos estava a ser afetado pela situação.

Na região Norte verifica-se uma percentagem menor. Cerca de 2,7% se encontravam sem médico de família.

Esta situação explica-se pelo facto de existirem novas inscrições nos centros de saúde, mas também pela falta de recursos humanos. Estes números têm tendência a agravar-se, visto que “todos os meses há médicos que saem do SNS”, porque se aposentam.

+ notícias: País

“Liberdade” é a palavra do ano de 2024

Uma votação promovida pela Porto Editora determinou que “liberdade” foi a palavra do ano em 2024, com 22% dos votos, anunciou aquele grupo editorial.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.