Habitação: Rendas aumentaram 240 euros em cinco anos

Habitação: Rendas aumentaram 240 euros em cinco anos
| País
Porto Canal

Nos últimos cinco anos registou-se um aumento da renda média mensal das habitações em Portugal de 240 euros. Este fenómeno é transversal a quase todo o país, escapando apenas Mira e Borba.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), as duas principais razões apontadas pelo setor imobiliário para a subida das rendas nos últimos anos são o aumento das taxas de juro ao crédito à habitação, que leva a que muitos portugueses prefiram arrendar casa em vez de comprar, e a falta de mão de obra que originou um aumento de imigrantes à procura de casa.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) compilou dados de rendas de 204 dos 308 concelhos de Portugal e, de acordo com os mesmos, todos eles registaram aumentos, com exceção de Mira e Borba, que desceram 13% e 9%, respetivamente. De acordo com o JN, em média, a renda aumentou 240 euros, entre 2017 e 2022, para um apartamento com a área útil média (112,4 m2). Atualmente, em média, paga-se 733 euros face aos 493 euros em 2017.

De acordo com o mesmo jornal, em termos absolutos, o maior aumento foi registado em Cascais, chegando aos 508 euros por uma casa. Apesar disso, a Batalha foi o local que sentiu mais impacto, dado que a variação foi de 74%, passando de 309 para 537 euros.

Relativamente às taxas de juro de crédito à habitação de Portugal, as Euribor, no último ano, subiram para valores acima dos 3% face aos valores negativos anteriormente registados. Este foi um dos fatores que, de acordo com o JN, tornaram a compra de casa menos atrativa.

Paulo Caiado, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, explicou que o aumento do valor das rendas deve-se ao aumento do fluxo de procura. De acordo com o INE, em 2022, foram celebrados em Portugal 99 664 contratos de arrendamento, sendo o maior número registado, num ano, até agora.

Os senhorios com contratos de arrendamento anteriores a 1990, devido a estarem impedidos de atualizar o valor da renda que cobram, apenas serão compensados em 2024.

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.