PSP diz ter sido “cercada e atacada” durante manifestação em Lisboa. Dois agentes ficaram feridos

PSP diz ter sido “cercada e atacada” durante manifestação em Lisboa. Dois agentes ficaram feridos
| País
Porto Canal

A Polícia de Segurança Pública esclarece que durante o protesto pela habitação, em Lisboa, duas manifestantes provocaram danos em diversos estabelecimentos comerciais, ao pintarem as respectivas paredes e montras. Junto à Praça do Martim Moniz, as duas mulheres, autoras dos danos, foram abordadas e identificadas. A PSP esclarece ainda que os polícias que procederam à abordagem “foram cercados e atacados, através de agressões físicas, com contacto direto, do arremesso de pedras e de garrafas de vidro.

 

Em comunicado enviado às redações, a PSP escreve que os polícias envolvidos na identificação das manifestantes “optaram por entrar num supermercado ali existente, para se protegerem e protegerem as duas manifestantes abordadas. Outros manifestantes tentaram forçar a entrada no supermercado, pelo que foi necessário o uso da força e meios coercivos de baixa potencialidade letal, bem como mobilização de reforços policiais para conter as agressões em curso. Por se tratar de um crime semipúblico e não ter sido possível obter, em tempo útil, a queixa dos proprietários dos edifícios danificados, as duas autoras dos danos foram identificadas, não se tendo procedido à sua detenção”.

Na sequência dos confrontos, um dos polícias ficou ferido na face, um outro polícia com diversas dores nos membros, atingidos por garrafas, e foram danificados dois motociclos e duas viaturas policiais.

O protesto pela habitação ocorreu na tarde deste sábado em vários pontos do país como Porto, Coimbra e Aveiro. Em Lisboa, a manifestação decorreu, com desfile, entre a Alameda e a Praça do Martim Moniz, em Lisboa.

+ notícias: País

Ribau Esteves defende clarificação da contiguidade urbana nos solos rústicos

O vice-presidente da associação nacional de municípios Ribau Esteves defendeu, no parlamento, que a construção em solos rústicos das reservas agrícola e ecológica deve ser clarificada na contiguidade urbana, ou os custos recairão sobre as autarquias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.