Bispo do Porto responde a carta aberta dos católicos

Bispo do Porto responde a carta aberta dos católicos
Foto: João Lopes Cardoso | Diocese do Porto
| Porto
Porto Canal

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, respondeu a carta aberta de mais de 400 católicos. A nota informativa em resposta à carta aberta dos católicos foi publicada nesta sexta-feira, no site da diocese.

Na resposta, D. Manuel Linda reafirmou que “a lista apresentada pela Comissão Independente apenas traz o nome do eventual abusador e não o da vítima”, pedindo aos subscritores da carta em questão que, se souberem quem são as vítimas, o digam.

O bispo do Porto afirma ainda que as preocupações apresentadas na carta escrita pelos católicos é a mesma que a da diocese do Porto, salientando a prioridade às vítimas, o acompanhamento e a erradicação da pedofilia na vida da Igreja.

D. Manuel Linda esclarece também que, da lista de 12 nomes que recebeu pela Comissão Independente, já remeteu ao Ministério Publico e ao Vaticano os sete nomes de sacerdotes ainda vivos.

“Esta é a hora do efetivo apoio personalizado às vítimas, logo que sejam conhecidas. É também a hora da justiça que passa pela investigação e pelo direito penal. Mas, para que se trate efetivamente de justiça, é necessário que se cumpram as normas do direito e se evitem critérios subjetivos, por mais bem-intencionados que sejam”, concluiu.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.