Bispo do Porto responde a carta aberta dos católicos

Bispo do Porto responde a carta aberta dos católicos
Foto: João Lopes Cardoso | Diocese do Porto
| Porto
Porto Canal

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, respondeu a carta aberta de mais de 400 católicos. A nota informativa em resposta à carta aberta dos católicos foi publicada nesta sexta-feira, no site da diocese.

Na resposta, D. Manuel Linda reafirmou que “a lista apresentada pela Comissão Independente apenas traz o nome do eventual abusador e não o da vítima”, pedindo aos subscritores da carta em questão que, se souberem quem são as vítimas, o digam.

O bispo do Porto afirma ainda que as preocupações apresentadas na carta escrita pelos católicos é a mesma que a da diocese do Porto, salientando a prioridade às vítimas, o acompanhamento e a erradicação da pedofilia na vida da Igreja.

D. Manuel Linda esclarece também que, da lista de 12 nomes que recebeu pela Comissão Independente, já remeteu ao Ministério Publico e ao Vaticano os sete nomes de sacerdotes ainda vivos.

“Esta é a hora do efetivo apoio personalizado às vítimas, logo que sejam conhecidas. É também a hora da justiça que passa pela investigação e pelo direito penal. Mas, para que se trate efetivamente de justiça, é necessário que se cumpram as normas do direito e se evitem critérios subjetivos, por mais bem-intencionados que sejam”, concluiu.

+ notícias: Porto

Serralves em Festa, o festival que não dorme, está de volta à cidade do Porto

Depois de quatro anos sem se realizar, o Serralves em Festa volta com vontade de ficar. De 2 a 4 de junho, festeja-se sem parar durante 50 horas seguidas.

Rui Moreira diz que Câmara não interfere na relação entre dona e inquilino do Sá da Bandeira

A manutenção do Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e a relação entre a empresa que o detém e o inquilino decorre à margem da câmara municipal, afirmou esta sexta-feira o presidente.

Rui Moreira: “A localização da nova ponte não é a que melhor serve os interesses da cidade do Porto”

Esta sexta-feira será conhecido o nome da nova ponte sobre o Douro que será construída para uso exclusivo do Metro do Porto e o presidente da Câmara Municipal do Porto deixou algumas palavras no evento que irá ditar o nome da nova ponte.