Bispo do Porto responde a carta aberta dos católicos

Bispo do Porto responde a carta aberta dos católicos
Foto: João Lopes Cardoso | Diocese do Porto
| Porto
Porto Canal

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, respondeu a carta aberta de mais de 400 católicos. A nota informativa em resposta à carta aberta dos católicos foi publicada nesta sexta-feira, no site da diocese.

Na resposta, D. Manuel Linda reafirmou que “a lista apresentada pela Comissão Independente apenas traz o nome do eventual abusador e não o da vítima”, pedindo aos subscritores da carta em questão que, se souberem quem são as vítimas, o digam.

O bispo do Porto afirma ainda que as preocupações apresentadas na carta escrita pelos católicos é a mesma que a da diocese do Porto, salientando a prioridade às vítimas, o acompanhamento e a erradicação da pedofilia na vida da Igreja.

D. Manuel Linda esclarece também que, da lista de 12 nomes que recebeu pela Comissão Independente, já remeteu ao Ministério Publico e ao Vaticano os sete nomes de sacerdotes ainda vivos.

“Esta é a hora do efetivo apoio personalizado às vítimas, logo que sejam conhecidas. É também a hora da justiça que passa pela investigação e pelo direito penal. Mas, para que se trate efetivamente de justiça, é necessário que se cumpram as normas do direito e se evitem critérios subjetivos, por mais bem-intencionados que sejam”, concluiu.

+ notícias: Porto

Comerciante do Mercado do Bolhão apresenta queixa por difamação contra Rui Moreira

A presidente da associação Bolha de Água e comerciante de uma das lojas do Mercado do Bolhão apresentou uma queixa-crime por difamação contra o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, devido a declarações feitas numa reunião do executivo.

Cortejo da Queima das Fitas volta a encher de espírito académico as ruas do Porto

Na tarde desta terça-feira, o Cortejo da Queima das Fitas voltou a encher as ruas da Baixa do Porto com o espírito académico.

Receitas de transporte da STCP sobem mais de seis milhões de euros em 2023

As receitas de transporte da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) subiram 6,5 milhões de euros em 2023 para 51,7 milhões de euros "graças ao aumento de procura", divulgou esta terça-feira a empresa, após aprovação de contas.