Hospital de Braga alcançou recorde de procedimentos de AVC

Porto Canal
O Hospital de Braga alcançou um crescimento superior a 200% no número de procedimentos endovasculares de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquémico agudo por cateterismo cerebral, tornando-se num dos hospitais do país com mais doentes referenciados pelo INEM, no protocolo pré-hospitalar da Via Verde AVC.
Assinalada anualmente a 31 de março, o Dia Nacional do Doente com AVC pretende sensibilizar a população para a realidade da doença em Portugal e “promover boas práticas em saúde, incentivando uma dinâmica que conduza a novas atitudes.
Em comunicado, o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga salientou que neste dia “é importante e de inteira justiça reconhecer o trabalho de todos os profissionais envolvidos no diagnóstico e tratamento do doente com AVC isquémico agudo, assim como dos elementos responsáveis pela sua reabilitação física e cognitiva”.
“O Hospital de Braga é das unidades de saúde do país com mais doentes referenciados pelo INEM no protocolo pré-hospitalar da Via Verde AVC, correspondendo a 40% das ativações de Via Verde AVC, sendo os restantes provenientes de ativações diretas na triagem ou de transferências inter-hospitalares”, adiantou o hospital em comunicado.
A Via Verde de AVC é assegurada por profissionais dos serviços de Neurologia e de Neurorradiologia, possuindo o Hospital de Braga, desde 2018, uma equipa especializada de Neurorradiologia de Intervenção, responsável pela realização dos tratamentos endovasculares por cateterismo entre as 8 e as 24 horas, 365 dias por ano.