Alargamento da via férrea entre Contumil e Ermesinde arranca em 2024

| Norte
Porto Canal

O autarca de Gondomar, Marco Martins, confirma que a obra de alargamento da via férrea entre Contumil e Ermesinde vai avançar em 2024.

O alargamento do troço, para quatro vias, vai obrigar a demolir 90 edifícios, sendo que cerca de 20 estão habitados, e a prevê, ainda, a remodelação da Estação de Rio Tinto.

O estudo de impacto ambiental para o alargamento da via férrea entre Contumil e Ermesinde está em discussão pública até maio.

De acordo com o estudo, há por exemplo edifícios afetados na Rua da Ranha e na Rua das Perlinhas, em Gondomar.

A autarquia está confiante de que a intervenção vai favorecer a população, que há muito vinha a exigir o alargamento da linha ferroviária do Minho.

Atualmente, a circulação é feita apenas por duas vias, o que tem causado constrangimentos aos passageiros com sucessivas supressões e atrasos nos comboios.

O projeto prevê ainda a construção de novas vias, passagens pedonais e rodoviárias em diferentes zonas da via férrea.

A empreitada entre Contumil e Ermesinde tem para já a duração prevista de 3 anos e meio e vai custar quase 130 milhões de euros, ao abrigo do Plano Nacional de Investimentos 2030.

A IP prevê lançar o concurso ainda no final deste ano, para que a obra possa arrancar no segundo semestre de 2024.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.