Alargamento da via férrea entre Contumil e Ermesinde arranca em 2024

| Norte
Porto Canal

O autarca de Gondomar, Marco Martins, confirma que a obra de alargamento da via férrea entre Contumil e Ermesinde vai avançar em 2024.

O alargamento do troço, para quatro vias, vai obrigar a demolir 90 edifícios, sendo que cerca de 20 estão habitados, e a prevê, ainda, a remodelação da Estação de Rio Tinto.

O estudo de impacto ambiental para o alargamento da via férrea entre Contumil e Ermesinde está em discussão pública até maio.

De acordo com o estudo, há por exemplo edifícios afetados na Rua da Ranha e na Rua das Perlinhas, em Gondomar.

A autarquia está confiante de que a intervenção vai favorecer a população, que há muito vinha a exigir o alargamento da linha ferroviária do Minho.

Atualmente, a circulação é feita apenas por duas vias, o que tem causado constrangimentos aos passageiros com sucessivas supressões e atrasos nos comboios.

O projeto prevê ainda a construção de novas vias, passagens pedonais e rodoviárias em diferentes zonas da via férrea.

A empreitada entre Contumil e Ermesinde tem para já a duração prevista de 3 anos e meio e vai custar quase 130 milhões de euros, ao abrigo do Plano Nacional de Investimentos 2030.

A IP prevê lançar o concurso ainda no final deste ano, para que a obra possa arrancar no segundo semestre de 2024.

+ notícias: Norte

Professores manifestam-se em Matosinhos no arranque da comissão nacional do PS

Pouco mais de uma dezena de professores estão em protesto junto ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Prédio de luxo em cima das dunas licenciado pela Câmara de Vila do Conde após parecer negativo da APA

Vai ter três andares, 11 apartamentos e uma “vista de sonho”. Em Mindelo, no concelho de Vila do Conde, está a ser construído um edifício habitacional a apenas 50 metros da zona dunar, em cima da faixa de proteção costeira. A obra, que tinha sido chumbada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), foi licenciada pela Câmara de Vila do Conde, apesar de violar o atual Programa da Orla Costeira (POC) Caminha-Espinho.

Câmara de Gondomar lança concurso de 1,8 milhões de euros para requalificar piscinas de Fânzeres

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira o lançamento do concurso público para a requalificação e ampliação das Piscinas Municipais de Fânzeres, no valor de 1,893 milhões de euros mais IVA, revelou à Lusa fonte do município.