Deputado socialista Francisco Rocha renuncia ao parlamento para integrar Águas do Norte

Deputado socialista Francisco Rocha renuncia ao parlamento para integrar Águas do Norte
| Norte
Porto Canal / Agências

O socialista Francisco Rocha informou esta segunda-feira que renunciou ao mandato de deputado à Assembleia da República, eleito pelo distrito de Vila Real, para integrar o conselho de administração da empresa Águas do Norte.

Depois de sete anos e cinco meses como deputado, eleito pelo círculo eleitoral transmontano, Francisco Rocha disse que aceitou o “convite e o desafio” de integrar o conselho de administração da Águas do Norte, empresa que tem a sua sede social na cidade de Vila Real.

O lugar de deputado Assembleia da República vai ser, agora, ocupado por Susana Barroso, que integrava a lista do PS às últimas eleições legislativas em quarto lugar.

“Tentei, até ao último minuto, ser fiel ao programa eleitoral pelo qual somos sufragados e assim estar à altura dos enormes desafios que o nosso distrito e região enfrenta e que necessita de superar”, afirmou Francisco Rocha, numa informação divulgada através das redes sociais.

O anúncio foi feito depois de “cumpridos todos os requisitos procedimentais e legais”, a avaliação e emissão do parecer da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP) e a respetiva deliberação, por unanimidade, da Assembleia Geral da Águas do Norte.

Agora, acrescentou, “é tempo de mudar de trincheira, mas o combate continua", a partir "da cidade de Vila Real e para a região Norte, abrangendo 63 municípios que pertencem a seis distritos [Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu], servindo 1,06 milhões de pessoas no abastecimento de água em 'alta’ e 944 mil pessoas no tratamento de águas residuais”.

Francisco Rocha disse que quer contribuir para a concretização “de uma agenda crucial para a região e para país”, designadamente “a gestão dos recursos hídricos e o ciclo urbano da água, que o ano de 2022 [de seca extrema], colocou em evidência que é necessário aperfeiçoar e ultrapassar dificuldades estruturais”.

E, apontou, “são múltiplos os desafios” e os objetivos, os quais passam por “apostar na gestão sustentável do recurso água, reforçar e tornar mais resilientes os sistemas multimunicipais e municipais, aumentar a reutilização da água para fins compatíveis com a sua não potabilidade, apostar na descarbonização dos sistemas de gestão da água, potenciar a economia circular, reduzir perdas, elaborar o Plano de Eficiência Hídrica Regional e por fim, atingir a neutralidade energética com base na redução de consumos por via da eficiência energética e na autoprodução de energia 100% renovável”.

Nas eleições legislativas de janeiro de 2022, o PS ganhou no distrito de Vila Real com 41,29% dos votos (43.489 votos), tendo elegido três deputados, enquanto o PSD elegeu dois, depois de alcançar 40,01% dos votos (42.135 votos).

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Menino de quatro anos esquecido no interior de viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã desta terça-feira no interior da viatura de transporte escolar que o deveria ter deixado numa escola do concelho de Fafe, distrito de Braga, segundo fonte da GNR.