"Não é velha, é velhíssima". Frota da Marinha portuguesa tem em média 29 anos

"Não é velha, é velhíssima". Frota da Marinha portuguesa tem em média 29 anos
| País
Porto Canal

A frota da marinha portuguesa tem uma idade média 29,4 anos. Dois ex-chefes da Armada revelam que a esquadra lusa está envelhecida, sendo a falta de manutenção o principal problema. 

A informação é avançada, este domingo, pelo jornal Público, que diz que as corvetas são as embarcações mais antigas e os patrulhas oceânicos as mais recentes.

A frota nacional é composta por 25 navios sendo que o mais antigo tem 54 anos. Números que preocupam dois antigos líderes da Armada, que afirmam, em entrevista ao Público, que se trata de uma esquadra velha e em que o desinvestimento na manutenção dos navios é um problema crescente. 

“Um navio com 29 ou 30 anos está na fase de fim de vida, normalmente”, afirma o ex-chefe do Estado-Maior da Armada Luís Fragoso.

Desde 2010, o investimento na manutenção caiu de 100 milhões para 70 milhões de euros.

A marinha portuguesa tem estado na ordem do dia desde que, a 11 de março, 13 militares do navio NRP Mondego se recusaram a embarcar numa missão, alegando falta de condições de segurança.

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.