Inflação torna real risco de falência de instituições sociais, alerta confederação nacional

| País
Porto Canal

Há várias instituições sociais em risco de falir por não conseguirem aguentar a pressão provocada pela inflação. O alerta é deixado pelo Padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).

Em entrevista ao Porto Canal, o Padre Lino Maia garante que não quer ser alarmista, mas que “há instituições que ameaçam falir”, perante a crise inflacionista.

O presidente da CNIS lembra que estas instituições garantem apoio a milhares de famílias mais carenciadas, destacando os idosos, “que são pessoas com bastantes fragilidades e que deixando de ser apoiadas pelas instituições ficarão ainda piores”.

Na Noite Informativa do Porto Canal, o Padre Lino Maia comentou ainda as medidas de apoio apresentadas pelo Governo, esta sexta-feira. Garante que todas as medidas que consistam em aumentar, de alguma forma, os salários dos trabalhadores “são de louvar”.

Quanto aos apoios extraordinários às famílias, o presidente da CNIS diz que “são oportunos”, mas sempre “insuficientes”.

+ notícias: País

Equipas de sapadores florestais vão ter apoio anual de mais de 10 mil euros

Os sapadores florestais vão ter mais apoio, passando de 45 mil euros anuais por equipa para 55 mil euros, nomeadamente devido à inflação, anunciou o Governo esta quinta-feira.

Governo aprova alterações às condições de conclusão do ensino secundário

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira as alterações às condições de conclusão do ensino secundário, que já tinham sido anunciadas e que irão entrar em vigor de forma progressiva a partir do próximo ano letivo.

Ministro da Saúde assegura que DGS está em plenas funções

O ministro da Saúde assegurou esta quinta-feira, um dia depois de o subdiretor-geral da Saúde ter apresentado a demissão, que a DGS está em “plenas funções” e que o concurso para o novo diretor-geral da Saúde deverá abrir nos “próximos dias”.