Investimento de 500 mil euros cria em Gondomar central de operações de socorro

Investimento de 500 mil euros cria em Gondomar central de operações de socorro
Marco Martins/Jornal Novo Regional
| Norte
Porto Canal / Agências

A Central Municipal de Operações de Socorro (CMOS) de Gondomar custou meio milhão de euros e vai permitir poupar entre três a cinco minutos no tempo de espera de socorro, revelou esta sexta-feira à Lusa a câmara municipal.

“Contando com um investimento de cerca de meio milhão de euros, a nova estrutura permitirá centralizar num único espaço todas as comunicações dos agentes de Proteção Civil – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Polícia Municipal e Bombeiros Voluntários do Município”, lê-se na informação enviada.

O novo equipamento ficará instalado no Gondomar Goldpark e, na cerimónia de inauguração, está prevista a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

A CMOS fará a gestão inicial das emergências, atuando em rede e permitindo responder de forma global e integrada a todos os fatores ligados a uma emergência. Esta integração permite perceber mais eficazmente como é que devem ser despachados os meios de socorro, poupando-se minutos que podem ser decisivos neste tipo de respostas, descreve a nota de imprensa.

Centralizar num espaço a resposta de socorro do município esteve na base da criação do CMOS que vai permitir que, a partir de agora, todo o trabalho das cinco corporações de bombeiros do concelho seja feito a partir da Central, lê-se na informação enviada à Lusa.

“Em vez de haver um 24h/dia em cada corporação, passam a estar dois a tempo inteiro na Central e serão reforçados em caso de necessidade”, prossegue a nota informativa que destaca ainda que a nova valência “permite saber a cada minuto quais são os meios humanos e materiais disponíveis para socorro”.

O CMOS terá sempre presentes seis elementos: policia municipal, proteção civil, comando de bombeiros, dois operadores dos bombeiros e um oficial de ligação ao município.

Neste contexto, estima o município, haverá uma “poupança de tempo no socorro esperada entre três a cinco minutos”, para além da capacidade de “geolocalização de todas as ambulâncias”.

+ notícias: Norte

Professores manifestam-se em Matosinhos no arranque da comissão nacional do PS

Pouco mais de uma dezena de professores estão em protesto junto ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Prédio de luxo em cima das dunas licenciado pela Câmara de Vila do Conde após parecer negativo da APA

Vai ter três andares, 11 apartamentos e uma “vista de sonho”. Em Mindelo, no concelho de Vila do Conde, está a ser construído um edifício habitacional a apenas 50 metros da zona dunar, em cima da faixa de proteção costeira. A obra, que tinha sido chumbada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), foi licenciada pela Câmara de Vila do Conde, apesar de violar o atual Programa da Orla Costeira (POC) Caminha-Espinho.

Câmara de Gondomar lança concurso de 1,8 milhões de euros para requalificar piscinas de Fânzeres

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira o lançamento do concurso público para a requalificação e ampliação das Piscinas Municipais de Fânzeres, no valor de 1,893 milhões de euros mais IVA, revelou à Lusa fonte do município.