Simpósio Internacional de Som em Viseu reúne investigadores de todo o mundo

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 18 jul (Lusa) - O ambiente sonoro urbano começa hoje a ser discutido no Simpósio Internacional de Som "Invisível Places Sounding Cities", que ao longo de três dias reúne em Viseu investigadores de todo o mundo e mais de 60 comunicações.

"Com o programa científico e artístico sobre o som, esperamos que Viseu se torne mais consciente do ponto de vista sonoro. Estão previstas mais de 60 comunicações, estando inscritas 120 pessoas de 25 países", revelou a responsável do evento, Raquel Castro.

O primeiro simpósio internacional no âmbito do som decorre em Viseu até domingo e tem por objetivo promover um debate científico e criativo em torno do design do som, do planeamento urbano e da ecologia acústica.

"Pretendemos contribuir para a discussão sobre ambiente sonoro urbano, um tópico que está na agenda política. Através de oficinas, performances, concertos, passeios sonoros e instalações no espaço público, Viseu será uma cidade acusticamente consciente e um lugar privilegiado de intersecção entre arte, ciência e vida", apontou.

O Simpósio Internacional de Som, que decorre na Escola Superior de Educação de Viseu, está dividido em três tópicos principais que serão aprofundados pelos oradores convidados: "Arquitectura e Planeamento urbanístico", com o sociólogo e urbanista Jean-Paul Thibaud, "Sons Urbanos, Identidade e Sentido de Lugar" com o artista e escritor Brandon LaBelle, e "A arte Sonora como Arte Pública" conta com a presença de Salomé Voegelin, também artista e escritora.

O evento - que tem a chancela de Raquel Castro e conta com o apoio da organização mundial World Forum for Acoustic Ecology - está integrado na programação do Festival Jardins Efémeros, e inclui a vertente "Sounding Cities" que abrange instalações sonoras ("Ouvidos para a Cidade"), concertos, "masterclasses", oficinas e "soundwalks".

Nos concertos, destaque para López Immersive Sound hoje às 18:30 no claustro grande do Museu Grão Vasco e Springboard com Eric Leonardson à mesma hora de domingo, na Igreja da Misericórdia de Viseu.

O Festival Jardins Efémeros, que decorre em Viseu até domingo, propôs um cartaz para 10 dias com perto de 300 eventos nas áreas do som, dança, teatro, cinema, artes visuais, música e ciência.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.