Professores protestam a hora simbólica junto à EN 14 em Famalicão

| Norte
Porto Canal

Ao final da tarde desta quarta-feira, um grupo de professores organizou um protesto junto à Estrada Nacional 14, entre Vila Nova de Famalicão e Trofa, com o intuito de chamarem atenção “que a escola está em luta”.

Este protesto que foi marcado para uma hora simbólica, 18h23, representa os seis anos, seis meses e 23 dias de congelamento de carreiras dos professores.

Em declarações ao Porto Canal, um dos professores e organizadores do protesto, Joaquim Sampaio, salientou que a ação que decorreu junto à EN 14 é “uma das muitas ações que os professores têm vindo a realizar pelo país fora para chamar atenção que a escola está em luta”.

“A escola pública está em crise, todas as ações que temos feito por todos os concelhos do país é para que o Senhor Ministro olhe para nós(…)nós estamos em luta e não nos vamos calar”, garantiu o professor de Geografia.

No que diz respeito à aceleração de carreiras para tentar corrigir o congelamento das carreiras dos docentes anunciadas esta quarta-feira, Joaquim Sampaio afirmou que “o Senhor Ministro já nos prometeu imensas coisas, mas a verdade é que continuamos na mesma”. Por isso, “nós queremos concretizações”, “queremos que na mesa de negociações mostre boa fé, que resolva as situações que tem de resolver e que nos ouça”, disse Joaquim Sampaio.

“Toda a gente sabe quais são as nossas reivindicações”, frisou Joaquim Sampaio. “Queremos uma escola de qualidade, investimento nas escolas, carreiras dos docentes e não docentes dignificadas e que alunos tenham condições para aprender”, enumerou o professor.

Ao Porto Canal, Joaquim Sampaio espera “acreditar que a escola pública é efetivamente a aposta de desenvolvimento deste país” e destacou que a “esperança é a última coisa a morrer”. O professor alertou ainda para o facto que vão “continuar a lutar até ao fim e o Senhor Ministro que perceba que não vamos desistir”.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.