Professores protestam a hora simbólica junto à EN 14 em Famalicão

| Norte
Porto Canal

Ao final da tarde desta quarta-feira, um grupo de professores organizou um protesto junto à Estrada Nacional 14, entre Vila Nova de Famalicão e Trofa, com o intuito de chamarem atenção “que a escola está em luta”.

Este protesto que foi marcado para uma hora simbólica, 18h23, representa os seis anos, seis meses e 23 dias de congelamento de carreiras dos professores.

Em declarações ao Porto Canal, um dos professores e organizadores do protesto, Joaquim Sampaio, salientou que a ação que decorreu junto à EN 14 é “uma das muitas ações que os professores têm vindo a realizar pelo país fora para chamar atenção que a escola está em luta”.

“A escola pública está em crise, todas as ações que temos feito por todos os concelhos do país é para que o Senhor Ministro olhe para nós(…)nós estamos em luta e não nos vamos calar”, garantiu o professor de Geografia.

No que diz respeito à aceleração de carreiras para tentar corrigir o congelamento das carreiras dos docentes anunciadas esta quarta-feira, Joaquim Sampaio afirmou que “o Senhor Ministro já nos prometeu imensas coisas, mas a verdade é que continuamos na mesma”. Por isso, “nós queremos concretizações”, “queremos que na mesa de negociações mostre boa fé, que resolva as situações que tem de resolver e que nos ouça”, disse Joaquim Sampaio.

“Toda a gente sabe quais são as nossas reivindicações”, frisou Joaquim Sampaio. “Queremos uma escola de qualidade, investimento nas escolas, carreiras dos docentes e não docentes dignificadas e que alunos tenham condições para aprender”, enumerou o professor.

Ao Porto Canal, Joaquim Sampaio espera “acreditar que a escola pública é efetivamente a aposta de desenvolvimento deste país” e destacou que a “esperança é a última coisa a morrer”. O professor alertou ainda para o facto que vão “continuar a lutar até ao fim e o Senhor Ministro que perceba que não vamos desistir”.

+ notícias: Norte

Hospitais de Chaves e Vila Real com investimento de 11 milhões de euros para projeto de eficiência energética

O investimento na eficiência energética ascende aos 11 milhões de euros em projetos já concretizados ou a realizar nos hospitais de Chaves e Vila Real, segundo o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Guarda quer ser Capital Regional dos Santos Populares

O presidente da Câmara da Guarda disse esta quarta-feira que pretende afirmar a cidade como Capital Regional dos Santos Populares, com a realização do evento "Santos da Guarda", que vai decorrer entre 8 e 25 de junho.

Hospital de Braga assina protocolos com empresas para beneficiar profissionais

O Hospital de Braga vai assinar na sexta-feira centena e meia de protocolos com o tecido empresarial, que conferem benefícios aos seus profissionais em diversos setores de atividade, foi esta quarta-feira anunciado.