Reforço da Polícia Municipal no Porto “está devidamente acautelado”

| Porto
Porto Canal

A Polícia Municipal do Porto pode ficar, em breve, com o seu contingente reduzido a 45 elementos em 2027, devido à reforma prevista de muitos agentes e à falta de oficiais da PSP. Contudo, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, garantiu que não há motivo para alarme. Em declarações ao Porto Canal na manhã deste domingo, o ministro assegurou que “esse tema está devidamente acautelado”.

“Temos previsto no Ministério da Administração Interna acautelar o contingente das polícias municipais de Lisboa e do Porto”, explicou José Luís Carneiro.

A preocupação foi levantada por Rui Moreira, autarca da cidade do Porto, em outubro e, recentemente, pelos Sindicatos do setor.

Na altura, Rui Moreira disse, em declarações aos jornalistas, que têm “um contingente previsto de 277 elementos”, mas neste momento estão “com 60% disso”. O autarca acrescentou que à medida “em que muitos desses agentes se vão reformar, teremos em 2027, 45 agentes".

Jacinto Santos, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (FESAP), mostrou-se preocupado "com a segurança do Porto". A opinião também é partilhada pelo presidente do Sindicato Nacional das Polícias Municipais (SNPM), Pedro Oliveira que defende que deveria haver um regime único.

Perante este cenário que tem gerado alarme perante um insuficiente contingente que "não satisfaz as necessidades" do município, o ministro da Administração Interna voltou a frisar que a distribuição de recursos humanos está assegurada.
Recorde-se que no início deste mês, o Ministério da Administração Interna recusou ainda a possibilidade de a PSP ser paga por particulares para servir a zona da Movida do Porto.

Rui Moreira tem vindo a pedir mais policiamento nas zonas de diversão noturna da cidade e tanto a autarquia como a associação de bares e discotecas do Porto se mostraram disponíveis para pagar serviço gratificado. Situação que já acontece, por exemplo, em serviços de futebol ou em estabelecimentos comerciais.

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.