Último dia de greve na CP suprimiu 15% dos comboios programados

Último dia de greve na CP suprimiu 15% dos comboios programados
| País
Porto Canal/Agências

O último dia de greve dos maquinistas da CP suprimiu 186 comboios de 1.193 programados (15,9%), segundo dados da transportadora, mas o sindicato disse à Lusa que deverá em breve avançar com nova paralisação.

Assim, realizaram-se esta sexta-feira 1.007 comboios, de acordo com a CP.

No serviço de longo curso, de 72 composições foram suprimidas 12, enquanto no regional, de um total de 283 comboios estimados não se realizaram 68.

Nos urbanos de Lisboa, foram suprimidos 80 comboios de 571 estimados e, no Porto, de 236 programados não circularam 21 comboios.

Nos urbanos de Coimbra, de 31 comboios programados não se realizaram cinco.

Contactado pela Lusa, António Domingues, do Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), disse que a greve decorreu segundo o que a estrutura sindical tinha previsto, “com um dia de greve total a 10 de março" e depois "nos dias seguintes [com greve] parcial, a todos os serviços superiores a sete horas e meia”.

“Não houve qualquer contacto da empresa ou tutela, pelo que estamos a considerar enveredar por novo processo de luta”, avançou, destacando que se realizaram plenários de trabalhadores no país inteiro e que o SMAQ deverá, “brevemente” avançar com novo pré-aviso de greve.

A greve foi convocada pelo SMAQ contra a última proposta de aumentos salariais de 51 euros, que representa uma progressão média na carreira de 3,89%, que a estrutura sindical considera "claramente inaceitáveis".

Os trabalhadores iniciaram a greve à prestação de todo e qualquer trabalho das categorias representadas pelo SMAQ, desde as últimas horas de quinta-feira e até às primeiras horas de sábado.

Desde as 00:00 de sábado e até às 23:59 de hoje, os trabalhadores cumprem uma "greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diários que tenham a duração prevista superior a sete horas e 30 minutos, para as categorias Maquinista ou Maquinista Técnico".

Em fevereiro, as greves convocadas por vários sindicatos da CP levaram à supressão de centenas de comboios por dia.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.