Apenas um em cada seis inquilinos vão ter apoio à renda

Apenas um em cada seis inquilinos vão ter apoio à renda
| País
Porto Canal

Apenas um sexto dos inquilinos vão ter direito ao apoio à renda que o Governo vai atribuir a partir de junho, num máximo de 200 euros mensais. A medida foi aprovada esta quinta-feira, em Conselho de Ministros.

O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira que “cerca de 150 mil” contratos de arrendamento seriam abrangidos pelo apoio à renda, o que representa apenas um sexto dos 922 mil em vigor em Portugal, à data dos Censos de 2021.

Marina Gonçalves, ministra da Habitação, explicou que a ajuda é atribuída “de forma automática com base nos dados da Autoridade Tributária”, pelo que os contratos devem de estar registados nas Finanças, sob pena de serem excluídos.

Para ser elegível, o agregado familiar não pode estar acima do 6.º escalão de rendimentos, a taxa de esforço tem de ser superior a 35%, a renda não pode ser mais cara do que os limites estabelecidos pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e o contrato tem de ser anterior a 15 de março de 2023.

No caso de o contrato não estar registado nas Finanças, os inquilinos vão ainda a tempo de se tornarem elegíveis, podendo registá-lo em data posterior a 15 de março de 2023, desde que a assinatura do documento remonte a data anterior.

O apoio à renda vai começar a ser atribuído em junho, com efeitos retroativos a janeiro e vigora por cinco anos, baixando no segundo ano e no quarto.

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.