Lucros da Raize caem 66% para 21 mil euros em 2022

| Mundial 2022
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 mar 2023 (Lusa) -- A Raize -- Instituição de Pagamentos registou lucros de 21.167 euros em 2022, uma redução de 66% face ao resultado obtido em 2021, indicou a plataforma, num comunicado hoje publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo a empresa, no ano passado, a Raize obteve receitas de 1,27 milhões de euros, um aumento de 16% em relação a 2021, "beneficiando do crescimento da atividade de financiamento em Portugal".

A 'fintech' (empresa tecnológica de serviços financeiros) deu ainda conta de um aumento de custos totais de 25% devido a "um reforço de posicionamento no mercado -- por via de pessoal, marketing e tecnologia -- assim como do contexto macroeconómico".

A Raize obteve um EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) de 96 mil euros, um decréscimo de 33% face a 2021, revelou.

A Raize atingiu, no ano passado, um "novo máximo de financiamentos concedidos num total de 15,1 milhões de euros, mais 10% que no ano anterior, em 628 transações", sendo que os "empréstimos originados e geridos pela Raize renderam um total de 1,3 milhões de euros em juros brutos em 2022 (+17% face a 2021), refletindo uma taxa de rentabilidade média anual de 5,8% após perdas".

A empresa reportou ainda um "total de 24,1 milhões de euros de crédito sob gestão a 31 de dezembro de 2022".

Segundo a Raize, desde a sua constituição, o grupo "levantou mais de 100 milhões de euros junto de investidores de retalho e institucionais para investimento em PME portuguesas" e "investiu mais de 72 milhões de euros em mercado primário".

A empresa realizou ainda 3.304 operações de financiamento, acrescentou.

"A prioridade em 2023 passa por acelerar o crescimento da empresa em Portugal na área do financiamento a empresas, perspetivando-se o investimento na expansão da base de investidores incluindo através da celebração de novos acordos de financiamento com bancos e fundos", destacou a Raize.

A empresa espera ainda "um reforço do nível de investimento em tecnologia de captação e tratamento de dados e também análise de risco".

De acordo com a mesma nota, os primeiros indicadores para 2023 "são positivos", esperando que "apesar do contexto de incerteza" as "empresas e os investidores continuem a apostar no país durante o próximo ano".

"Nesse contexto, e face ao atual quadro económico, a implementação das reformas estruturais no âmbito do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e a utilização dos respetivos fundos, mas também daqueles referentes ao Quadro Financeiro Plurianual, tornam-se particularmente críticas para sustentar o crescimento económico e o desempenho económico-financeiro das empresas em Portugal", explicou.

Assim, "a Raize em parceria com a Flexdeal, pretende assumir-se como coinvestidor estratégico junto de diversos programas em execução por parte do Banco Português de Fomento, por forma a contribuir para que o capital chegue o mais rapidamente possível à economia real".

A Flexdeal, uma sociedade de investimento mobiliário para o fomento da economia (SIMFE), é a maior acionista da Raize.

 

ALYN // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundial 2022

Época das chuvas já matou 83 pessoas em Moçambique

Maputo, 13 fev 2023 (Lusa) - O mau tempo matou 83 pessoas e feriu 98 em Moçambique, desde novembro, segundo um balanço preliminar da época chuvosa feito pelo Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), consultado hoje pela Lusa.

Antigo Presidente da República Centro Africana exilado na Guiné-Bissau

Bissau, 05 mar 2023 (Lusa) - O antigo presidente da República Centro Africana (RCA), François Bozizé, está exilado em Bissau a pedido da Comunidade de Estados da África Central (CEMAC), disseram hoje à Lusa fontes do governo guineense.

Primeiro avião com 35 toneladas de ajuda humanitária da UE já chegou à RDCongo

Goma, República Democrática do Congo (RDCongo), 11 mar 2023 (Lusa) - O primeiro avião com ajuda humanitária da União Europeia para a República Democrática do Congo (RDCongo) aterrou na sexta-feira à noite em Goma, no leste do país, anunciou o embaixador da UE neste país africano.