Vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica criam associação

Vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica criam associação
| País
Porto Canal

As vítimas de abusos sexuais da Igreja Católica estão a criar uma associação para garantir que os crimes não caem no esquecimento. O organismo vai tratar, ainda, da questão das indemnizações.

A Associação de Vítimas e Sobreviventes dos Abusos Sexuais da Igreja, nome ainda por aprovar, foi fundada por três adultos que sofreram abusos quando eram mais novos e reúne pessoas do Porto, Coimbra e Lisboa, avança o JN.

Os criadores do organismo querem que as reivindicações das vítimas sejam ouvidas e esclarecem que embora a questão das indemnizações não seja a prioritária, tem de ser resolvida.
A associação quer atuar em parceria com as vítimas de abusos por membros da Igreja em Espanha.

Os fundadores da associação pediram para reunir com o presidente da República e Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se disponível para agendar uma conversa para breve.

Recorde-se que o relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal validou 512 testemunhos de casos que aconteceram entre 1950 e 2022.

 

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".