Vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica criam associação

Vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica criam associação
| País
Porto Canal

As vítimas de abusos sexuais da Igreja Católica estão a criar uma associação para garantir que os crimes não caem no esquecimento. O organismo vai tratar, ainda, da questão das indemnizações.

A Associação de Vítimas e Sobreviventes dos Abusos Sexuais da Igreja, nome ainda por aprovar, foi fundada por três adultos que sofreram abusos quando eram mais novos e reúne pessoas do Porto, Coimbra e Lisboa, avança o JN.

Os criadores do organismo querem que as reivindicações das vítimas sejam ouvidas e esclarecem que embora a questão das indemnizações não seja a prioritária, tem de ser resolvida.
A associação quer atuar em parceria com as vítimas de abusos por membros da Igreja em Espanha.

Os fundadores da associação pediram para reunir com o presidente da República e Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se disponível para agendar uma conversa para breve.

Recorde-se que o relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal validou 512 testemunhos de casos que aconteceram entre 1950 e 2022.

 

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.