Vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica criam associação

Vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica criam associação
| País
Porto Canal

As vítimas de abusos sexuais da Igreja Católica estão a criar uma associação para garantir que os crimes não caem no esquecimento. O organismo vai tratar, ainda, da questão das indemnizações.

A Associação de Vítimas e Sobreviventes dos Abusos Sexuais da Igreja, nome ainda por aprovar, foi fundada por três adultos que sofreram abusos quando eram mais novos e reúne pessoas do Porto, Coimbra e Lisboa, avança o JN.

Os criadores do organismo querem que as reivindicações das vítimas sejam ouvidas e esclarecem que embora a questão das indemnizações não seja a prioritária, tem de ser resolvida.
A associação quer atuar em parceria com as vítimas de abusos por membros da Igreja em Espanha.

Os fundadores da associação pediram para reunir com o presidente da República e Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se disponível para agendar uma conversa para breve.

Recorde-se que o relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal validou 512 testemunhos de casos que aconteceram entre 1950 e 2022.

 

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.