Banco de Leite do Norte envia pela primeira vez leite para fora, meio ano depois da sua inauguração

Banco de Leite do Norte envia pela primeira vez leite para fora, meio ano depois da sua inauguração
| Norte
Porto Canal

O Banco de Leite Humano do Norte (BLHN) exportou leite pela primeira vez. Dois gémeos prematuros que estão internados no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, foram os primeiros a receber leite enviado de fora.

"Pela primeira vez, o leite recolhido no BLHN sediado no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) já começou a ser enviado para fora deste hospital, dando assim cumprimento ao seu objetivo de distribuição do leite humano por todos os bebés prematuros da zona norte do país", anunciou a instituição, em comunicado.

“Como programado, outros hospitais do SNS estão já preparados para receber leite do BLHN, dando vida à concretização do projeto numa rede sinérgica", garantiu o BLHN.

O Banco de Leite está no Hospital São João, no Porto, desde setembro de 2022 e tem “o propósito de disponibilizar, com toda a segurança, o melhor alimento para os bebés mais frágeis internados em Unidades de Neonatologia do norte de Portugal".

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.