Banco de Leite Humano do Norte alimentou quase três dezenas de prematuros

Banco de Leite Humano do Norte alimentou quase três dezenas de prematuros
| Norte
Porto Canal

Esta sexta-feira assinala-se o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. Doações de leite materno permitem alimentar 29 prematuros no norte do país.

O Banco de Leite Humano do Norte (BLHN), localizado no Centro Hospitalar Universitário do São João (CHUSJ), recebeu um total de 150 litros de leite doados, possibilitando a alimentação de quase 30 bebés.

Em comunicado, o Hospital de São João afirmou que o leite doado foi distribuído dentro quanto fora do CHUSJ, estabelecendo uma colaboração entre os hospitais públicos do Norte de Portugal.

O ‘Notícias ao Minuto’ salienta a extrema importância dos bancos de leite como método de auxílio às mães de bebés extremamente prematuros, uma vez que apenas uma em cada três tem capacidade de produzir quantidade suficiente para manter as necessidades destes.

O BLHN foi inaugurado em setembro de 2022 no CHUSJ, com instalações e equipamentos altamente inovadores e diferenciados no país, com o objetivo de fornecer o melhor alimento com total segurança para os bebés mais frágeis internados nas Unidades de Neonatologia da zona Norte.

A mesma instituição de Saúde relembra ainda que o “processo de recrutamento” de dadoras de leite humano é anónimo e confidencial.

+ notícias: Norte

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.