Fundação de Serralves já não vai gerir o MAAT. Museu mantém-se sob gestão da EDP

Fundação de Serralves já não vai gerir o MAAT. Museu mantém-se sob gestão da EDP
| País
Porto Canal

As fundações EDP e de Serralves anunciaram esta terça-feira terem terminado as negociações que mantinham há ano e meio com vista a uma parceria entre as duas entidades, que visava consistir na “promoção de iniciativas conjuntas”. Assim, o MAAT já não vai ser tutelado pela Fundação de Serralves, como chegou a ser anunciado.

Recorde-se que no dia 5 de novembro de 2021, as duas entidades revelaram um memorando de entendimento para uma parceria de longo prazo, que previa a transferência da gestão e programação do MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) para fundação liderada por Ana Pinho, mas, afinal, o acordo foi revisto e não será concretizado. 

Através de um comunicado, as duas fundações indicaram que foi acordado “o desenvolvimento de projetos em conjunto nos espaços que gerem, nomeadamente o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) e a Central Tejo, em Lisboa, e o Museu, a Casa, o Parque de Serralves e a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, no Porto, orientados para a promoção da arte contemporânea, da arquitetura e da ciência”.

“Nesse sentido, nos próximos anos, a Fundação EDP irá apoiar anualmente uma grande exposição em Serralves, começando desde já por apoiar a grande exposição dedicada à obra de Carla Filipe, que inaugurará neste mês no Museu de Serralves.

Está também prevista a apresentação de algumas iniciativas de Serralves no MAAT e na Central Tejo, numa colaboração que se prevê estender-se nos próximos anos, com outras exposições e programas a divulgar”, pode ler-se no comunicado.

Assim, ambas as fundações anunciam que terminaram “as conversações que vinham mantendo com vista ao estabelecimento de uma parceria para a gestão do Campus Cultural da Fundação EDP”.

“A colaboração entre as duas fundações irá agora desenvolver-se através da promoção de iniciativas conjuntas, com a ambição de dinamizar a programação cultural no país e a nível internacional”, acrescentou o documento emitido.

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.