Corrupção em jogo da AF Aveiro. Mansores-Lobão está sob investigação

Corrupção em jogo da AF Aveiro. Mansores-Lobão está sob investigação
| Desporto
Porto Canal

O jogo entre a União Desportiva Mansores e a Associação Desportiva e Cultural de Lobão, da última jornada da Zona Norte do Campeonato Sabseg, da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), está sob suspeita de corrupção na forma tentada, depois do diretor desportivo da formação de Santa Maria da Feira ter sido detido pela Polícia Judiciária (PJ) do Porto por ter tentado comprar atletas da equipa arouquense para garantir acesso à fase de subida ao Campeonato de Portugal.

Segundo avança o JN, as suspeitas recaem sobre um dirigente do Lobão, que terá, alegadamente, oferecido o equivalente ao ordenado de cada um dos atletas da equipa adversária para que facilitassem a vitória da formação feirense.

A AFA, em comunicado emitido esta quinta-feira confirmou que o Conselho de Disciplina daquela associação recebeu uma participação da UD Mansores “dando conta de factos que podem eventualmente revestir natureza criminal e que se encontrarão a ser investigados pelas instâncias judiciárias competentes, factos esses relacionados com o jogo União Desportiva Mansores-Associação Desportiva e Cultural de Lobão, do passado dia 5 de fevereiro de 2023”.

De acordo com o documento da entidade que regula o futebol aveirense, a participação “seguirá a tramitação adequada junto do órgão disciplinar”, mantendo-se “todos os procedimentos e datas agendadas para a continuação da competição”.

A denúncia feita pela formação serrana chegou à brigada de luta contra a corrupção da PJ, tendo os inspetores começado a investigar.

"Foram executados diversos mandados de busca que visaram residências dos suspeitos e uma sede de clube de futebol local, tendo-se procedido à detenção de um indivíduo indiciado pela prática do crime de corrupção ativa", explica a PJ, que avançou esta quarta-feira, 8 de março, com a operação após ter reunido sólidos elementos de prova.

Ao jornal O Jogo, o presidente da Direção da ADC Lobão, José Silva Rocha afirmou, no passado dia 7 de fevereiro, que o clube não foi ouvido nem notificado pela Polícia Judiciária garantindo tratarem-se de “falsidades”.

Recorde-se que à partida para a 18.ª e última jornada do campeonato da Zona Norte, Lobão e Espinho estavam igualados na tabela classificativa com os mesmos 32 pontos, sendo que o quarto lugar permitiria o apuramento para a fase de campeão. Na última jornada, o Espinho perdeu em Fiães por 1-0 e o Lobão acabou por vencer o Mansores por 2-0, garantindo a qualificação para a disputa da subida de divisão. 

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Tudo preparado para receber as eleições do FC Porto 2024-2028

O Estádio do Dragão já está pronto para receber as eleições dos órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

A perder por dois, Gil Vicente empate frente ao Arouca depois dos 90 minutos

O Gil Vicente-Arouca, que arrancou pelas 20h15, abriu a 31ª jornada da primeira liga e acabou empatado a duas bolas. Os arouquenses estiveram a vencer por duas bolas a zero mas a equipa de Tozé Marreco conseguiu dar a volta no resultado e marcar dois golos já após os 90 minutos.