Apreendidos mais de dois milhões de cigarros em desmantelamento de rede de contrabando

Apreendidos mais de dois milhões de cigarros em desmantelamento de rede de contrabando
| País
Porto Canal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu mais de 2.450.948 cigarros nos distritos de Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Lisboa, custando ao Estado cerca de 3,5 milhões de euros.

“Os militares da Guarda apuraram que os cigarros e outros produtos de tabaco, com proveniência de circuitos marginais de contrabando com ramificações em Espanha, eram transportados para território nacional e armazenados temporariamente em locais, sendo posteriormente comercializados diretamente aos consumidores ou distribuídos em estabelecimentos comerciais e de restauração nos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Lisboa”, explicou a GNR em comunicado.

Durante a última semana, foram concretizados através do cumprimento de 68 mandados de busca, 37 domiciliárias e três mandados não domiciliários, nomeadamente em veículos, estabelecimentos comerciais e estabelecimentos de restauração e bebidas e armazéns.

No decorrer da operação, foram apreendidos 2.450.948 cigarros, correspondendo a 122.548 maços de tabaco, 107.694 quilos de tabaco triturado, 92.300 tubos para enchimento de cigarros, 45.115 euros em numerário, 25 telemóveis, 9 viaturas ligeiras, 2 armas de fogo e várias munições de diferentes calibres, materiais explosivos e documentação com pertinência probatória para investigação.

No âmbito da ação, a GNR adianta que foi dado o cumprimento a quatro mantados de detenção, resultando na detenção de quatro suspeitos entre os 53 e os 65 anos, e na constituição de 12 arguidos entre os 52 e os 69 anos.

Os detidos apresentaram-se no primeiro interrogatório judicial, no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) de Lisboa. As medidas de coação de obrigação de apresentações bisseminais no posto policial da área residente e proibição de contactos com os visados na investigação foram aplicadas. A um dos suspeitos foi ainda decretada a proibição de se ausentar do país.

De acordo com o comunicado feito esta quarta-feira pela GNR, o desmantelamento da rede ocorreu no âmbito de uma investigação dedicada à distribuição e comercialização ilícita de tabaco. Esta investigação contou com a colaboração da Guarda Civil de Espanha e o apoio operacional da EUROPOL já decorria há cerca de um ano.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.