FC Porto (Desporto Adaptado): Estreia quase perfeita na Champions de Goalball

FC Porto (Desporto Adaptado): Estreia quase perfeita na Champions de Goalball
| Desporto
Porto Canal

Os 'Dragões' terminaram a primeira participação na prova europeia com cinco vitórias e um empate.

A debutar nas lides internacionais, a equipa de goalball do FC Porto teve uma prestação imaculada na Liga dos Campeões Europeia e apurou-se para a fase final da competição que decorrerá entre os dias 28 de junho e 2 de julho na Lituânia e que, além dos portistas, junta o anfitrião e detentor do título Saltinis, os alemães do Chemnitzer BC e os finlandeses do Napaja.

Ao longo da fase inaugural do torneio, que reuniu os campeões de cada país durante o fim de semana em Lyon (França), os Campeões de Portugal venceram a equipa da casa por 7-6, os neerlandeses do GV Waalwijk por 7-1, os polacos do WBR Groundhogs Krakow por 10-6, os belgas do HA VI 2 Bruxelas por 13-7 e empataram a duas bolas com os montenegrinos do GC Nikisc.

A defrontarem formações adversárias compostas por atletas experientes e habituados a este tipo de ambientes competitivos, os Dragões apresentaram-se com o objetivo de carimbar a passagem à fase final e essa meta foi alcançada antes do último jogo graças a uma sequência inicial de excelentes resultados que valeu, desde logo, o primeiro lugar.

Apesar de todos os jogadores portistas terem marcado golos, o capitão Fábio Oliveira foi o principal destaque da equipa, terminando com 32 golos e arrecadando o estatuto de segundo maior artilheiro, apenas atrás de Nikola Nikolic (GC Niksic).

No extremo oposto do campo, o emblema da Invicta consagrou-se como o conjunto com menos golos sofridos e, por isso, recebeu o troféu que coroa a melhor defesa do torneio. Feitas as contas, cinco dos seis convocados representam o clube desde o início da carreira e todos têm sido preponderantes no crescimento da modalidade a nível interno e no elevar do nome do FC Porto além-fronteiras.

Antes de retomar as lides europeias, no verão, os azuis e brancos mantêm-se apostados e revalidar o estatuto de Campeões Nacionais e de vencedores da Taça de Portugal.

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.