Prosseguem os trabalhos de requalificação da Variante à EN14 que vai servir Famalicão, Trofa e Maia
Porto Canal
A Infraestruturas de Portugal divulgou novas imagens dos progressos na construção da passagem superior rodoviária que irá garantir o restabelecimento da Rua Central de Cidadelha, Maia.
(Passagem superior rodoviária de ligação à Rua Central de Cidadelha, Maia. | Imagem: Infraestruturas de Portugal)
Esta empreitada corresponde à 2ª fase do investimento na requalificação da atual EN14 e criação de uma nova Variante, que tem como principais objetivos a melhoria das condições de mobilidade das populações dos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Trofa e Maia.
(Mapa ilustrtivo das ligações projetadas | Imagem: Infraestruturas de Portugal)
Com um investimento de cerca de 32 milhões de euros, a obra corresponde a um troço com cerca de 10 quilómetros, com um perfil transversal tipo 1x1 vias, iniciando-se no Nó com a Via Diagonal, terminando na Rotunda da Interface Rodoferroviário da Trofa já existente.
As três ligações à rede viária local previstas são do tipo rotunda, nas seguintes localizações: na EN318 na proximidade das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça; na atual EN14, localidade de Lantemil; na Interface Rodoferroviário da Trofa (existente) que permitirá a futura continuidade da Variante à EN14 para Norte.
(Passagem superior rodoviária de ligação à Rua Central de Cidadelha, Maia. | Imagem: Infraestruturas de Portugal)
A empreitada envolve a construção de quatro Viadutos e uma Ponte:
- Viaduto sobre a Ribeira do Arquinho, com 374 metros;
- Viaduto de Vilares, com 264 metros;
- Viaduto das Covas, com 180 metros;
- Viaduto sobre o Vale de S. Roque, com 472 metros;
- Ponte sobre o Rio Trofa, com 750 metros.
Serão também promovidos sete restabelecimentos de vias municipais, preconizando-se, na maioria dos casos, a melhoria das suas características em termos de perfil transversal. Os ‘nós’, e respetivas rotundas, serão dotados de iluminação.
Esta empreitada faz parte do conjunto de sete obras já lançadas no âmbito do "Plano de Recuperação e Resiliência” (PRR) que, no total, correspondem a um investimento de 63 milhões de euros.