De Londres para Gaia. Autocarros anfíbios arrancam esta semana com viagens em terra e no rio

De Londres para Gaia. Autocarros anfíbios arrancam esta semana com viagens em terra e no rio
| Norte
Porto Canal

A Porto Duck Tours vai passar a disponibilizar uma nova forma de conhecer o Porto e Vila Nova de Gaia a partir do rio Douro. Os passeios, que serão realizados em terra e na água, a bordo de veículos anfíbios, originais da segunda guerra mundial, deverão arrancar esta semana.  

O roteiro turístico, de uma hora e 15 minutos, será entre o Jardim do Morro e a Afurada, por estrada, a que se juntam 30 minutos nas águas do rio Douro. O anfíbio entrará no meio aquático por uma rampa existente na Afurada, proporcionando um passeio até à Ponte da Arrábida. 

O conceito partiu de Inglaterra e dos passeios pelo rio Tamisa, sendo que os dois veículos que irão iniciar operação em Gaia vieram da capital britânica. 

Os novos passeios não implicam mudança de veículo, já que os DUKW podem circular em terra e na água, o que, segundo a empresa responsável, permite disponibilizar “o passeio mais elegante da cidade”.

“Diferentemente de outros anfíbios modernos, os nossos “patos” têm características únicas e transportam-nos aos meados do século passado com o seu design da época”, realça a Porto Duck Tours. 

O objetivo da empresa é arrancar com as viagens na quarta-feira, data que estará dependente da conclusão do processo burocrático, que recebeu luz verde do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), da Direção-Geral dos Serviços Marítimos (DGRM) e da Cãmara de Gaia. 

O clima é de otimismo e, de acordo com Jorge Garcia, responsável pelo Porto Ducks Tours, "na época alta poderemos ter uma taxa de ocupação entre os 70 e os 80%", sendo que cada um dos dois veículos que irá operar tem capacidades para 24 pessoas. 

Nesta fase inicial, só um dos veículos estará em circulação e realizar-se-ão cinco viagens por dia, entre quarta-feira e domingo. Ainda assim, a empresa espera que "daqui a dois meses" possam trabalhar os sete dias da semana, acrescenta Jorge Garcia. 

O roteiro turístico terá o custo de 29 euros para adultos, 17 euros para crianças (até aos 16 anos) e seniores (a partir dos 65 anos). 

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.