Católica do Porto e universidade em Macau vão criar laboratório conjunto

Católica do Porto e universidade em Macau vão criar laboratório conjunto
| Porto
Porto Canal/Agências

A Universidade de São José (USJ), em Macau, assinou um acordo para a criação de um laboratório conjunto de neurociências aplicadas na Universidade Católica do Porto, em Portugal.

O memorando de entendimento com a USJ prevê a criação na Católica do Porto de "um laboratório irmão" do qual o novo laboratório da universidade em Macau será cofundador, explicou um investigador à Lusa.

A USJ vai transferir "conhecimento e tecnologia" desenvolvida pelos investigadores em Macau para o futuro laboratório na Católica do Porto, que tem "mais massa crítica", sublinhou o diretor do laboratório da USJ.

As duas universidades estão ainda a pensar criar um curso de pós-graduação em Neuromarketing, "uma área que não tem ainda muitas formações académicas abertas, mas que tem criado muito interesse", disse Alexandre Lobo.

O potencial para a utilização da neurociência na área do marketing foi uma das motivações que levou o investigador a mudar-se de Angola para a região administrativa especial chinesa em 2017.

A USJ assinou também um acordo com a 'start-up' portuguesa VirtuLeap, que trabalha na área da realidade virtual, e vai "patrocinar alguma investigação disponibilizando equipamento", disse Lobo, durante a cerimónia de inauguração do laboratório.

O académico disse à Lusa que os investigadores ligados ao laboratório de neurociências aplicadas da USJ deverão ir "em breve" à sede da empresa, em Lisboa, receber formação na plataforma de realidade virtual da VirtuLeap.

O equipamento da 'start-up', que Lobo descreveu como "muito dinâmica", vai permitir ao novo laboratório "expandir a pesquisa para outras áreas, como a educação e psicologia".

Os investigadores da USJ estão já a analisar o stress causado nos jovens pelas aulas em escolas tradicionais chinesas de Macau, conhecidas pela prioridade dada à memorização e aos resultados de exames.

A tecnologia pode ainda ser utilizada para analisar os resultados de diferentes tipos de aulas da língua chinesa para estrangeiros, assim como para gerar ferramentas para lidar com a falta de concentração, nomeadamente para ajudar crianças e jovens com défice de atenção ou hiperatividade.

+ notícias: Porto

Detido no Porto jovem suspeito de incentivar massacres em escolas brasileiras

Um jovem português foi detido esta quinta-feira pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária. O estudantes de 17 anos é suspeito de ter incentivado dezenas de massacres em escolas no Brasil, avança a CNN Portugal.

Presidente da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto apresenta demissão

O Público avança, esta quinta-feira, a demissão do líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto. Miguel Côrte-Real terá apresentado a sua demissão na noite de quarta-feira numa reunião da bancada do partido que o próprio convocou.

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.