Comissão Europeia proíbe funcionários de usar TikTok nos telemóveis de serviço

Comissão Europeia proíbe funcionários de usar TikTok nos telemóveis de serviço
| Mundo
Porto Canal

A Comissão Europeia vai proibir a utilização do TikTok nos telemóveis de serviço dos seus funcionários. O anúncio foi feito, esta quinta-feira, pelo comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton.

"Para aumentar a cibersegurança, a Comissão Europeia (CE) decidiu suspender o uso da aplicação TikTok nos dispositivos oficiais e nos telemóveis dos funcionários que sejam utilizados para trabalho. Esta medida tem como objetivo proteger a Comissão contra ameaças de cibersegurança e ações que podem ser exploradas por ciberataques contra a organização", explicou Breton em conferência de imprensa.

Tal como noticiou o ‘Jornal de Negócios’, os funcionários da Comissão Europeia já receberam ordens para apagar a aplicação dos dispositivos oficiais de serviço, que terá de acontecer até 15 de março.

Como era esperado, o TikTok já se pronunciou sobre o assunto e mostrou-se desapontado com a decisão, afirmando que é “baseada em conceções erradas”. “Contactámos a CE para explicar como protegemos os dados de 125 milhões de pessoas na Europa que utilizam o TikTok todos os meses”, disse a empresa.

Já no fim do mês de janeiro, a Comissão Europeia tinha dito que ia proibir a utilização do TikTok na União Europeia se os responsáveis pela rede social não evitassem o acesso de vídeos impróprios para menores.

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.