Fundação otimista na atribuição da Marca do Património Europeu à Mata do Bussaco

Fundação otimista na atribuição da Marca do Património Europeu à Mata do Bussaco
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Fundação Mata do Bussaco, Guilherme Duarte, mostrou-se otimista quanto à atribuição da Marca do Património Europeu à Mata Nacional do Bussaco, depois de esta figurar entre as duas escolhas nacionais a candidatar.

“Estamos esperançados de que venhamos a obter a Marca do Património Europeu. Penso que é um justo reconhecimento a um local que já é sobejamente conhecido no espaço europeu”, alegou.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) anunciou esta quarta-feira que o Conjunto Patrimonial do Bussaco e a Ponte Romana de Trajano e Termas Medicinais Romanas de Chaves foram escolhidos como candidatos portugueses à Marca do Património Europeu.

Iniciativa da União Europeia, do Parlamento Europeu e do Conselho, as duas candidaturas serão agora enviadas para apreciação do júri europeu, depois de pré-selecionadas para atribuição da Marca do Património Europeu, que decorreu a nível nacional sob coordenação do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), com a participação das cinco direções regionais de Cultura, da DGPC e do ICOMOS-Portugal.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Fundação Mata do Bussaco explicou que é extremamente gratificante ver que a candidatura, apresentada em janeiro deste ano, foi uma das duas escolhas nacionais, depois de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos.

“É o reconhecimento para todos aqueles que, até hoje, se empenharam em preservar e defender a Mata Nacional do Bussaco, desde dirigentes que passaram por esta Fundação, como técnicos. E foram muitos os envolvidos para atingirmos este patamar”, referiu.

A candidatura à Marca do Património Europeu já tinha sido apresentada em anos anteriores, embora sem conseguir ficar na seleção nacional.

“A candidatura foi sendo melhorada e aperfeiçoada, ao longo dos tempos, até que conseguimos finalmente esta seleção. Este é mais um passo para dar a conhecer a Mata Nacional do Bussaco, que possui um património único, e para alcançarmos a tão almejada classificação pela UNESCO”, vincou.

A Mata do Bussaco é também candidata a Património Mundial da UNESCO, tendo a candidatura sido reformulada e atualizada em janeiro deste ano, apostando agora mais na passagem, presença e trabalho dos carmelitas enquanto elemento diferenciador.

+ notícias: Norte

Empresários do Alto Minho congratulam-se com fim de portagens na A28

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

Circulação ferroviária interrompida entre Contumil e Rio Tinto devido a atropelamento

A circulação ferroviária encontra-se interrompida em ambos os sentidos na linha Douro-Litoral, na passagem de nível entre a Estação de Comboios de Contumil, no Porto, e Rio Tinto, em Gondomar, na sequência de um atropelamento ferroviário.

Jovem detido por atropelar intencionalmente duas pessoas em Braga

A Polícia Judiciária(PJ) deteve esta sexta-feira, um jovem de 23 anos, suspeito da prática de dois crimes de homicídios em Braga, informou a força policial em comunicado enviado às redações.