Parque Empresarial do Casarão, em Águeda, vai receber fibra ótica e rede 5G

Parque Empresarial do Casarão, em Águeda, vai receber fibra ótica e rede 5G
Notícias de Aveiro
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal de Águeda anunciou esta quarta-feira que decidiu abrir um concurso público para a conceção e construção do projeto de instalação de fibra ótica e infraestrutura 5G no Parque Empresarial do Casarão.

Com um preço base de um milhão de euros a que acresce o IVA, o concurso público visa a melhoria da cobertura em termos de comunicações com 5G, para dotar o parque de ligação de fibra ótica, bem como a instalação de contentorização, torre de comunicações 5G e antenas.

O investimento faz parte de um projeto para transformar o Parque Empresarial do Casarão numa Área de Acolhimento Empresarial de Nova Geração e resulta de uma candidatura aprovada de mais de 20 milhões de euros de fundos comunitários, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Esta é a melhor e a maior candidatura apoiada a nível nacional no âmbito do PRR e o maior valor de investimento que o município alguma vez conseguiu para infraestruturas”, salientou Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda.

Segundo o autarca, a abertura do concurso deliberada na última reunião do executivo “é um dos passos para a concretização do projeto, que engloba várias obras e tipos de intervenção".

“Com esta verba, financiada a 100% pelo PRR, a câmara vai instalar painéis fotovoltaicos e uma estrutura de armazenamento de energia para autoconsumo, bem como a infraestruturação de uma ilha de qualidade de serviço e estabilidade energética, a instalação de sistemas partilhados de abastecimento elétrico de veículos ligeiros e pesados e ainda melhorar a cobertura de comunicações móveis no PEC, com rede 5G, que agora vai a concurso”, adianta.

A esses investimentos somam-se a segunda fase de infraestruturação do Parque, num investimento de 2,7 milhões de euros, bem como a ligação do parque ao IC2, também inscrita no PRR e com um investimento de seis milhões de euros já em curso.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.