Parque Empresarial do Casarão, em Águeda, vai receber fibra ótica e rede 5G

Parque Empresarial do Casarão, em Águeda, vai receber fibra ótica e rede 5G
Notícias de Aveiro
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal de Águeda anunciou esta quarta-feira que decidiu abrir um concurso público para a conceção e construção do projeto de instalação de fibra ótica e infraestrutura 5G no Parque Empresarial do Casarão.

Com um preço base de um milhão de euros a que acresce o IVA, o concurso público visa a melhoria da cobertura em termos de comunicações com 5G, para dotar o parque de ligação de fibra ótica, bem como a instalação de contentorização, torre de comunicações 5G e antenas.

O investimento faz parte de um projeto para transformar o Parque Empresarial do Casarão numa Área de Acolhimento Empresarial de Nova Geração e resulta de uma candidatura aprovada de mais de 20 milhões de euros de fundos comunitários, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Esta é a melhor e a maior candidatura apoiada a nível nacional no âmbito do PRR e o maior valor de investimento que o município alguma vez conseguiu para infraestruturas”, salientou Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda.

Segundo o autarca, a abertura do concurso deliberada na última reunião do executivo “é um dos passos para a concretização do projeto, que engloba várias obras e tipos de intervenção".

“Com esta verba, financiada a 100% pelo PRR, a câmara vai instalar painéis fotovoltaicos e uma estrutura de armazenamento de energia para autoconsumo, bem como a infraestruturação de uma ilha de qualidade de serviço e estabilidade energética, a instalação de sistemas partilhados de abastecimento elétrico de veículos ligeiros e pesados e ainda melhorar a cobertura de comunicações móveis no PEC, com rede 5G, que agora vai a concurso”, adianta.

A esses investimentos somam-se a segunda fase de infraestruturação do Parque, num investimento de 2,7 milhões de euros, bem como a ligação do parque ao IC2, também inscrita no PRR e com um investimento de seis milhões de euros já em curso.

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.