Entrega de computadores a alunos tem-se “revelado muito difícil”, alerta Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR

Entrega de computadores a alunos tem-se “revelado muito difícil”, alerta Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR
| País
Porto Canal/Agências

A entrega de computadores a alunos e professores tem sido "muito difícil de cumprir”, alerta a Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (CNA-PRR), que avalia como “preocupante” a evolução da Escola Digital.

“A definição da meta PRR obriga à entrega de computadores a todos os alunos e professores dos níveis de ensino básico e secundário, condição que se tem revelado muito difícil de cumprir”, refere o relatório de 2022 da comissão divulgado esta quarta-feira.

Segundo o documento, o maior investimento nesta componente resulta da aquisição de 600 mil computadores entregues nas escolas para distribuição, mas à data da última reunião com o Ministério da Educação, em agosto de 2022, cerca de 40% não tinham chegado aos utilizadores finais, “sendo que a informação indica que este valor decresceu para cerca de 30% à data de escrita deste relatório”.

“Se por um lado, alguns alunos já têm os seus próprios computadores, por outro, os que necessitam, viram-se confrontados com a obrigatoriedade de se comprometerem com a devolução do valor, caso não conseguissem devolvê-los nas mesmas condições em que os receberam”, refere a comissão.

Perante isso, verifica-se que a principal razão indicada para a não entrega de computadores “é a recusa por parte de um elevado número de famílias em recebê-los”, adianta o relatório, ao salientar ainda que algumas escolas enfrentam dificuldades logísticas no processo de entrega dos equipamentos, processo que inclui a sua configuração para cada utilizador e a inscrição de cada entrega numa plataforma central.

A CNA-PRR refere também que, paralelamente à entrega dos computadores, deveria estar a ser preparada outra tipologia de investimento, “imprescindível para que o uso dos computadores possa ser efetuado em pleno”, que é a implementação das redes locais nas escolas.

A informação que a comissão recebeu foi “que estes investimentos estão atrasados, não tendo sido fornecido qualquer calendário alternativo”, alerta o relatório, ao considerar que, perante isso, este é um “tema a seguir com preocupação”.

Face a esta avaliação, o relatório recomenda a elaboração de um calendário alternativo para a implementação das redes locais nas escolas, assim como o reforço da logística de entrega de computadores pessoais e a reavaliação da declaração de responsabilidades exigida às famílias para entrega dos computadores.

“Recomenda-se ainda que no processo logístico de preparação das entregas, se envolvam as autarquias e juntas de freguesias”, sublinha o documento, ao referir que “não basta distribuir computadores para que os mesmos sejam usados extensivamente pelos alunos e docentes como pretendido”.

“É necessário a utilização destas máquinas como ferramentas essenciais no dia-a-dia. Para isso, é necessário criar a oportunidade da sua utilização para o estudo quotidiano, a produção de materiais de estudo pelos professores e a realização de trabalhos pelos alunos com recurso a estas máquinas e mesmo para a realização de exames”, refere o relatório.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".