União Europeia e Guiné-Bissau reativam acordo pesqueiro

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 16 jul (Lusa) -- A comissária europeia das Pescas, Maria Damanaki, e o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, acordaram reativar o acordo de pesca assinado em 2012, que não foi aplicado devido aos problemas políticos no país africano.

A Comissão Europeia informou hoje que Damanaki se reuniu com o novo chefe do Governo guineense, Domingos Simões Pereira, que tomou posse no início do mês, após eleições que representaram "um passo importante para restabelecer a ordem constitucional" no país.

O acordo de pesca entre a União Europeia (UE) e a Guiné-Bissau não chegou a entrar em vigor devido aos problemas resultantes de um golpe de Estado no país lusófono, em abril de 2012.

As partes acordaram agora reativar o procedimento de ratificação do protocolo, que após começar a ser aplicado teria a duração de três anos.

A pesca é uma atividade económica importante para a Guiné-Bissau e interessa aos armadores da UE dedicados ao atum, camarão, polvo ou lulas, segundo a comissão.

PAL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Pela primeira vez, um submarino português navegou debaixo do gelo do Ártico

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo.

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.