Marcelo condecorou empresário que deve dois milhões ao Fisco. Caso vai ser averiguado
Porto Canal
O Conselho das Ordens de Mérito vai averiguar a condecoração do empresário Adriano Correia Cardoso, devido a uma dívida ao Fisco de cerca de dois milhões de euros, informou a Presidência da República.
A Medalha da Ordem do Mérito foi atribuída por Marcelo Rebelo de Sousa, a 26 de janeiro. Adriano Correia Cardoso foi distinguido devido ao apoio que os seus restaurantes deram ao hospital de São João, no Porto, durante a pandemia. Segundo a notícia avançada pelo Correio da Manhã, o nome do empresário nortenho consta na lista de devedores ao Fisco devido a uma dívida que ascende a um milhão de euros.
O Presidente da República solicitou, por isso, ao Conselho das Ordens de Mérito a averiguação da “situação à luz da regulamentação aplicável”, informou a presidência.
Na altura da condecoração, Marcelo Rebelo de Sousa disse ter-se baseado em “informações transmitidas por uma personalidade do Porto, professor universitário e diretor num hospital”. Agora, em Belém, um mês depois da distinção, reconhece que vai reavaliar a situação.