Câmara de Aveiro reduz dívidas de rendas dos inquilinos do bairro de Santiago

Câmara de Aveiro reduz dívidas de rendas dos inquilinos do bairro de Santiago
Bairro de Santiago/Câmara Municipal de Aveiro
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal de Aveiro conseguiu, em oito anos, cobrar quase meio milhão de euros de rendas em dívida no bairro social de Santiago, informou esta sexta-feira fonte municipal.

“Num trabalho de equipa com os seus inquilinos, a Câmara Municipal de Aveiro reduziu significativamente a dívida das rendas das habitações sociais em 466 mil euros, passando dos 498.000 euros para os 32.000 euros em oito anos, entre 2014 e 2022”, revela uma nota de imprensa.

Segundo o executivo liderado por Ribau Esteves, a diminuição das rendas em dívida de cerca de 93,5% foi “fruto do importante acompanhamento técnico e político na adoção de medidas de combate ao endividamento, e de apoio social às famílias e cidadãos inquilinos” da autarquia.

Acrescenta que foi também instalado um sistema de gestão partilhada dos espaços comuns dos blocos de habitação social com a gestão e a ação direta dos inquilinos.

“A Câmara continua o seu trabalho de intenso apoio social aos cidadãos carenciados, dando particular atenção à habitação social e ao apoio pontual ao rendimento, numa aposta de fortalecimento da coesão social no município de Aveiro”, salienta.

A Câmara Municipal de Aveiro refere ainda que tem vindo a realizar nos dois últimos mandatos autárquicos (2013/2017 e 2017/2021) e no atual (2021/2025) a reabilitação da zona urbana de Santiago e dos apartamentos que lhe pertencem.

A autarquia requalificou o Parque Urbano de Santiago em 2018, reabilitou nesse mesmo ano 12 blocos de habitação social e já em 2020/2021 mais 22 blocos habitacionais, incluindo a qualificação das cozinhas, a substituição das redes de água e a instalação de redes de gás natural.

A autarquia anuncia que está também a finalizar os projetos de qualificação das pracetas contíguas aos prédios, num investimento municipal estimado em 1,2 milhões de euros, com a renovação das zonas pedonais, valorização das zonas verdes e requalificação das zonas comunitárias.

Uma das novidades em projeto é a construção de uma área de churrasco (ação do projeto “Viva a Cidade”), além da criação de um novo parque infantil e a qualificação das áreas desportivas preexistentes.

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.