Depois do falhanço na transferência da sede do Infarmed para o Porto, IL quer descentralizar onze sedes de organismos públicos

Depois do falhanço na transferência da sede do Infarmed para o Porto, IL quer descentralizar onze sedes de organismos públicos
| Política
Porto Canal/Agências

A Iniciativa Liberal propõe a transferência para fora de Lisboa de onze sedes de diferentes organismos públicos, sustentando que o Estado tem que dar o exemplo e criar novas oportunidades de carreira em vários pontos do país.

Para atingir esse propósito, o grupo parlamentar liberal apresenta onze iniciativas. Em declarações à agência Lusa, o deputado Carlos Guimarães Pinto disse que esta é apenas uma “primeira ronda” e “virão mais”.

O ex-líder dos liberais considerou que "o Estado central tem um peso na economia relevante e esse peso é determinado por onde se situam os organismos, ou seja, onde o Estado central decide colocar esses organismos, [eles] trazem consigo alguma atividade económica”.

“É o próprio Estado em muitas circunstâncias a pedir às empresas que se deslocalizem para o interior e outras zonas do país. Mas que autoridade é que o Estado tem para exigir isso dessas empresas quando é o próprio Estado central a concentrar todos os seus organismos num espaço geográfico tão curto? É isso que nós queremos alterar”, questionou.

O antigo presidente da IL explicou que estas iniciativas visam tirar “pressão” de Lisboa e “trazer mais oportunidades para zonas fora da capital, permitir que mais pessoas possam ter perspetivas de carreira nessas zonas” e que “sintam que têm ali mais oportunidades de emprego”.

“E ao mesmo tempo, em muitos casos, estamos a falar de aproximar estes organismos dos setores que tutelam. Fará assim tanto sentido ter o Instituto do Vinho e da Vinha ali perto do Marquês de Pombal? Acho que não tem ali grandes videiras naquela zona, acho que não é uma casta muito famosa a do Marquês de Pombal”, ironizou.

Outra das sugestões do grupo parlamentar liberal é passar a sede do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para Leiria, possivelmente Pedrógão Grande, disse.

Questionado sobre se espera que a maioria parlamentar do PS aprove algumas destas propostas, o deputado liberal respondeu: “queremos acreditar que sim”.

Ex-líder dos liberais recorda falhanço na tentativa de descentralização de sedes 

“O próprio primeiro-ministro há uns tempos estava muito motivado em mudar o Infarmed para o Porto (...) depois não cumpriu essa promessa. Mas nós desta vez vamos trazer um leque maior de possibilidades. Talvez neste leque alargado haja alguns que o PS aceite, porque eu acredito que esta luta contra o centralismo, pela deslocalização, pela criação de oportunidades um pouco por todo o país não é uma luta só de um partido, deveria ser uma luta de vários partidos”, sustentou.

Já sobre se estes projetos visam cumprir um dos objetivos da nova liderança da IL, captar eleitorado fora de Lisboa e Porto, Guimarães Pinto respondeu que a descentralização foi sempre uma bandeira do partido.

Entre os projetos apresentados, a IL propõe mudar a sede do Instituto da Vinha e do Vinho para Vila Real; a sede da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) para Viseu; a Direção-geral das Atividades Económicas e a sede da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões para Castelo Branco; ou a sede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para Aveiro.

A IL avança ainda com a transferência da sede do Alto Comissariado para as Migrações para Setúbal; a Direção-geral da Segurança Social para o distrito de Braga; ou ainda a sede do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana para Portimão, entre outros.

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.