FC Porto (Basquetebol): Derrota em França dita deslocação à Finlândia nos "quartos" da FIBA Europe Cup

FC Porto (Basquetebol): Derrota em França dita deslocação à Finlândia nos "quartos" da FIBA Europe Cup
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto foi infeliz em França, frente ao Cholet (95-83), mas a história épica na FIBA Europe Cup não terminou para os Dragões. Ao passar em segundo lugar no grupo I, os azuis e brancos vão medir forças com o Karhu Basket, vencedor do grupo J, nos quartos de final a 8 (fora) e 15 de março (em casa). Vlad Voytso e Michel Finke, ambos com 19 pontos, foram os melhores marcadores dos da Invicta na partida.

Ainda antes do arranque do encontro, foi cumprido um minuto de silêncio pelas vítimas do terramoto que afetou a Turquia e Síria. Mesmo sem os lesionados Max Landis e Teyvon Myers (entorse no tornozelo), que não viajaram para França, e com Miguel Queiroz também impossibilitado de dar o contributo (lesão na anca ocorrida no derradeiro treino prévio ao jogo), no início dos 40 minutos regulamentares o FC Porto foi melhor e chegou mesmo a ter quatro pontos de vantagem (9-5), mas um parcial de 11-0 desfavorável (16-9) obrigou Fernando Sá a pedir um desconto de tempo. Mesmo após a revisão da estratégia, a diferença manteve-se praticamente intacta até ao final do primeiro período (28-18).

O segundo período não começou de feição para os portistas, que sofreram um parcial de 10-3 (38-21) num período do jogo em que a cada triplo favorável correspondia imediatamente uma jogada de três pontos do oponente. Uma recuperação expressiva (12-2) deixou os azuis e brancos a apenas sete pontos do Cholet (43-36), mas nova sequência negativa de 10-3 fez o FC Porto estar 14 pontos atrás do adversário ao intervalo (53-39).

No terceiro período, o mais equilibrado de todo o jogo, a diferença chegou a fixar-se nos 20 pontos (68-48) e a dificuldade em baixar a desvantagem era evidente. Os portistas entraram nos últimos dez minutos a perder por 17 pontos (75-58), conseguiram colocar-se a 12 do Cholet (83-71) e, na derradeira tentativa de alcançar o oponente ainda reduziram para a dezena (93-83), mas o destino estava traçado graças à constante eficácia elevada dos visitados (95-83).

No próximo sábado, os Dragões recebem o Sangalhos (19h00, Porto Canal/FC Porto TV) na 13.ª jornada da Liga.

FICHA DE JOGO

CHOLET BASKET-FC PORTO, 95-83
FIBA Europe Cup, Grupo I, 6.ª jornada
8 de fevereiro de 2023
La Meilleraie, em França

Árbitros: Francisco Araña (Espanha), Alberto Sanchez Sixto (Espanha) e Mehmet Karabilecen (Turquia)

CHOLET BASKET: Dominic Artis (10), Boris Dallo (14), Perry Ellis (13), Justin Patton (13) e TJ Campbell (12)
Suplentes: Gaylor Curier (16), Lucas Dufeal, Matheo Leray (5), Darel Poirier (2), Hugo Robineau (10) e Kim Tillie
Treinador: Laurent Vila

FC PORTO: Francisco Amarante (8), Marvin Clark II (10), Brian Conklin (7), Michael Finke (19) e Jay Threatt (7)
Suplentes: Miguel Maria (3), Keven Gomes (6), João Guerreiro (4), Miguel Queiroz e Vlad Voytso (19)
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 53-39
Parciais: 28-18; 25-21; 22-19; 20-25

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.