Siaco fecha portas e deixa uma centena de trabalhadores no desemprego

Siaco fecha portas e deixa uma centena de trabalhadores no desemprego
DR
| Norte
Porto Canal / Agências

A fábrica Siaco, que produzia solas e outros componentes para calçado em São João da Madeira, esta segunda-feira, encerrou portas “de surpresa” e sem deixar a documentação de desemprego aos seus mais de 100 trabalhadores, diz o respetivo sindicato.

Segundo revela à Lusa a diretora da delegação distrital de Aveiro do Sindicato Nacional dos Profissionais da Indústria e Comércio do Calçado, Malas e Afins (SNPIC), a empresa em causa tinha mandado os funcionários para casa a semana passada, para usufruto de férias, devido à falta de encomendas nesse período, mas só falou do futuro encerramento a “alguns trabalhadores”, nomeadamente “aos poucos que tiveram que ir à fábrica” na passada sexta-feira.

É por isso que Fernanda Moreira afirma: “As pessoas foram apanhadas de surpresa hoje de manhã. Já era habitual a fábrica todos os anos mandar os trabalhadores para casa uma semana ou duas, quando não tinha encomendas, mas eles voltaram sempre ao trabalho e, desta vez, como ninguém lhes disse o contrário, pensavam que ia ser igual – até que chegaram aqui e deram com tudo fechado”.
Segundo a mesma dirigente sindical, a administração da empresa terá dito aos funcionários que encontrou na passada sexta-feira que ia pedir a insolvência, mas o sindicato já foi verificar esta segunda-feira e sobre isso ainda “não há nada nas pautas do tribunal”.

Fernanda Moreira receia, portanto, que o pedido de insolvência ainda não tenha dado entrada nos órgãos competentes, o que significa que, “a esperar pelo gestor judicial, os trabalhadores só vão ter os papéis para o despedimento daqui a duas ou três semanas”.

Referindo que a Siaco não tem salários em atraso e deve ao pessoal apenas os primeiros dias do corrente mês de fevereiro, a diretora do SNPIC desconhece quais serão os motivos para o encerramento, já que “nunca faltaram encomendas à fábrica”.

Parte relevante das solas, formas, saltos e palmilhas produzidos na unidade era, aliás, encaminhada “para mercados como Itália, França, China e Eslováquia”, num fluxo que, não tendo diminuído significativamente, mais agrava “a surpresa dos trabalhadores”.

A Lusa tentou ouvir a administração da Siaco, mas essa não esteve contactável.

Segundo o site da marca, é “uma das empresas portuguesas da fileira do calçado com maior longevidade e notoriedade, remontando a sua origem ao ano de 1963”.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.